Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 24 de Janeiro de 2006 às 13:48

    Imprimir


O Japão lançou hoje foguete transportando um satélite avançado de observação terrestre, dando impulso a seu programa espacial, que luta contra um histórico problemático. O foguete H-2A, construído pelo Japão, foi lançado com sucesso a partir do Centro Espacial Tanegashima, em Kagoshima, sul do país, informou uma porta-voz da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa).

"Confirmamos que o satélite se desprendeu do foguete. Está indo bem até agora", disse a porta-voz da Jaxa, que acrescentou que ainda é necessário determinar se o satélite entrou em órbita corretamente. Depois de 16 minutos de vôo, o foguete soltou o satélite ALOS a uma altitude de 697 km, seguindo o plano inicial, completou o porta-voz.

O satélite, chamado de "Daichi", uma palavra que em japonês significa terra ou chão, foi feito para captar dados topográficos detalhados. Possíveis usos incluem ajudar na monitoração de áreas atingidas por desastres ou na busca por recursos naturais.

Na década de 90, o programa espacial do Japão foi criticado após dois lançamentos sem sucesso de seu foguete anterior, o H-2.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322950/visualizar/