Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Janeiro de 2006 às 16:42

    Imprimir


Os mexicanos estão sendo convidados a trocar suas armas por computadores, numa iniciativa inédita para tentar conter os crimes na Cidade do México. As autoridades de um dos 16 distritos que compõem a cidade oferecem computadores novos, mais de 150 deles doados por uma fundação de caridade, em troca das armas entregue. "As pessoas costumam ter uma arma em casa, às vezes motivadas pela necessidade de autodefesa, mas infelizmente essa posse se tranforma em tragédia familiar quando a arma é usada de maneira imprópria", disse Guadalupe Lopez, encarregada do distrito central de Alvaro Obregon.

Tiroteios são ocorrências diárias na Cidade do México, uma megalópole com 18 milhões de pessoas onde assaltos, roubos de carros e seqüestros são comuns. O programa de troca de armas por computadores tem como alvo alguns dos distritos mais violentos e com maiores taxas de incidências de crimes, ainda que itens de colecionadores também estejam na mira.

"Isso era do meu pai. Ele morreu e deixou para nós, mas não temos utilidade para elas", disse Emilia Reyes, ao chegar com seu filho pequeno para entregar um par de velhas pistolas de duelo com cabo de madeira. "É melhor para meu filho ter um computador do que um par de armas em casa".





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323141/visualizar/