Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Janeiro de 2006 às 14:58

    Imprimir


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ratificou hoje seu apoio ao seu colega boliviano, Evo Morales, com a assinatura de vários acordos nos setores energético, educativo, agropecuário e de desenvolvimento social. Num ato no Palácio do Governo de La Paz, os dois líderes assinaram cerca de cinco convênios, alguns dos quais já tinham sido acertados no início deste mês em Caracas durante a visita que Morales fez à capital venezuelana.

Chávez anunciou ainda que colocava às ordens de Morales a experiência da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) no setor petroleiro. Por sua vez, o boliviano confirmou o fornecimento ao seu país de 200 mil barris de combustível venezuelano.

Ambos os presidentes reafirmaram sua aliança na luta contra o "imperialismo" americano e pela recuperação do poder perdido pelos povos originários da América.

Vestidos os dois suéter, Morales e Chávez se apresentaram no Salão dos Espelhos do Palácio Presidencial após uma reunião de aproximadamente meia hora.

No ato, os governantes assinaram acordos de cooperação nos setores energético, agropecuária, esportivo, de saúde, de desenvolvimento social e rural e de educação superior.

Chávez destacou "o exemplo de eficiência" de Morales por ter nomeado no primeiro dia de sua gestão seu gabinete de ministros.

Além disso, explicou que os acordos assinados hoje iniciam uma nova era "nas relações de integração" entre as duas nações.

"Nos pomos à ordem dos senhores", prometeu Chávez, ao anunciar a transferência de conhecimentos adquiridos em seus sete anos de gestão governamental em matéria energética.

O presidente venezuelano também prometeu ajudar Morales a erradicar o analfabetismo da Bolívia.

Além disso, reiterou o pacto alcançado entre os dois Governos na "batalha contra o neoliberalismo, contra o capitalismo", na busca da refundação das duas repúblicas.

Por sua vez, Morales sustentou que sua vitória eleitoral é também "o triunfo do povo venezuelano".

Depois da assinatura dos acordos, os dois governantes assistiram a um desfile folclórico do balcão do Palácio de Governo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323167/visualizar/