Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 22 de Janeiro de 2006 às 23:00

    Imprimir


As eleições legislativas antecipadas para a força de segurança palestina, que terá de vigiar na quarta-feira os colégios eleitorais na Cisjordânia e em Gaza, continuavam hoje pelo segundo dia consecutivo. Calcula-se que cerca de 70 mil palestinos trabalhem nesses corpos de segurança da Autoridade Nacional Palestina (ANP), a metade de seus 150 mil funcionários públicos.

Fontes da Comissão Eleitoral Central informaram hoje que quatro candidatos independentes renunciaram à candidatura, o que reduziu de 11 para sete o número de listas concorrentes nestas eleições nacionais em 16 distritos eleitorais.

A renúncia desses políticos independentes, acreditam as fontes palestinas, pode favorecer o movimento governista Fatah, que comparecerá às urnas com uma lista de 108 candidatos para ocupar as 132 cadeiras da Câmara Legislativa.

Seu principal rival, o Hamas (Movimento de Resistência Islâmica), pela primeira vez em eleições nacionais, inscreveu uma lista de 114 candidatos. Segundo as últimas pesquisas, esse grupo tem possibilidade de ganhar um terço das cadeiras.

Neste fim de semana, chegou a ex-secretária americana de Estado, Madeleine Albright, à frente de cerca de 200 observadores, que se somarão a outros procedentes da União Européia (UE), do Canadá e do Japão para supervisionar a transparência do pleito.

A apuração dos votos emitidos pelos agentes dos diversos organismos de segurança, cuja intenção de voto entre os candidatos do Fatah e os do Hamas é uma incógnita, será realizada quando terminarem as eleições de quarta-feira.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323302/visualizar/