Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 07:03

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), na disputa pela Presidência da República, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Ibope, com simulações referentes apenas ao primeiro turno. Lula levaria 35% dos votos, enquanto Serra teria 31% das preferências. No levantamento anterior do Ibope, realizado em dezembro do ano passado, Lula perderia para Serra por 31% dos votos contra 37% do tucano, no primeiro turno, e seria derrotado também no segundo, com 35% frente a 48% de Serra.

A pesquisa do Ibope desta quinta-feira considera a margem de erro de 2% para cima ou para baixo.

Neste primeiro cenário, no qual Serra é o candidato tucano, os demais adversários de Lula são Anthony Garotinho (PMDB-RJ), que levaria 12% dos votos; Heloísa Helena (Psol-AL), com 5%; e Cristovam Buarque (PDT-DF), com 1%. Os votos em branco ou nulos ficariam em 10% e os que não souberam ou não opinaram, em 6%.

Em um segundo cenário, o candidato pelo PSDB seria o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ele levaria 17% das intenções de voto contra 38% do presidente Lula. Garotinho teria 16%, Heloísa Helena, 6%, e Cristovam Buarque, 1%. Votos brancos somariam 14% e indecisos, 8%.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso seria o candidato do PSDB em uma terceira simulação feita pelo Ibope. Ele ficaria com 14% dos votos contra 38 do presidente Lula. Garotinho ganharia 15%, Heloisa Helena, 8% e Cristovam Buarque, 1%. Os votos em branco seriam 16% e indecisos, 7%.

Aécio Neves foi o quarto candidato do PSDB utilizado nas simulações. Lula venceria com 39% dos votos enquanto que o tucano levaria 9%. Garotinho e Heloisa Helena empatariam em 9% e Cristovam Buarque ficaria com 2%. Brancos e nulos somariam 17% e indecisos, 7%.

Em outros dois cenários, o candidato do PMDB seria o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. Nas duas simulações ele permaneceu com porcentagem menor do que a de Heloisa Helena. Na primeira, o candidato pelo PSDB seria Alckmin, que levaria 18% dos votos. Lula ganharia com 41%; Heloisa Helena ficaria com 10%; e Buarque, com 2%. Na segunda simulação, o candidato tucano seria Serra, que ficaria com 32% das intenções de voto. Lula venceria com 38%; Heloisa Helena ganharia 8%; e Buarque, 2%.

O Ibope também considerou que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, fosse candidato por um outro partido. Ele ficaria com 1% dos votos, empatado com Cristovam Buarque. Lula teria 37%; Alckmin 16%; Garotinho, 15%; e Heloisa Helena, 7%.

A pesquisa foi encomendada pela revista IstoÉ. Foram ouvidos 2002 eleitores em 146 municípios entre os dias 12 e 16 de janeiro. A revista informou que não encomendou simulações para o segundo turno e esclareceu que, em virtude da mudança dos nomes testados, também não foi feita a evolução do desempenho dos candidatos.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323756/visualizar/