Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 19 de Janeiro de 2006 às 14:38
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Com a saída do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Vellosso, nesta quinta-feira, ao completar 70 anos, em razão da aposentadoria compulsória, o matogrossense Gilmar Mendes, vice-presidente da corte eleitoral e também Ministro do Supremo Tribunal Eleitoral, pode assumir o comando do TSE e conseqüentemente das eleições de 2006.

Porém, um imbróglio, segundo fontes ligadas ao ministro, pode impedir a ascensão do matogrossense ao cargo, já que alguns ministros entendem que com a saída de Carlos Velloso, termina também o mandato dos demais integrantes da direção do Tribunal Superior Eleitoral, sendo necessária à realização de uma nova eleição. Tudo indica que será travado um duelo de gigantes dentro do judiciário federal para decidir qual é a interpretação legal mais conveniente.

Carlos Velloso se aposenta após 51 anos de serviço público e 39 de magistratura, sendo o juiz federal mais antigo, ainda em atividade. Velloso é casado, pai de quatro filhos e natural de Entre Rios, Minas Gerais.

Com sua saída do quadro do STF, o presidente Luis Inácio Lula da Silva, terá que indicar um novo nome para ocupar a vaga.

Gilmar Mendes é natural de Diamantino, e chegou ao STF, após se destacar no comando da Advocacia Geral da União, indicado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.





Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323920/visualizar/