Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 19 de Janeiro de 2006 às 08:39

    Imprimir


A comitiva da União Européia que desembarca na próxima segunda-feira no Brasil com a missão de checar a situação sanitária do rebanho brasileiro e verificar as condições dos frigoríficos que exportam carne in natura poderá visitar também alguns municípios de Mato Grosso.

“Não sabemos exatamente quais os municípios a serem visitados no Brasil. Eles nunca avisam”, afirmou a diretora técnica do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Maria Auxiliadora Rocha Diniz.

Ela disse que a vinda da missão européia será boa para Mato Grosso, “que está com seu rebanho totalmente preparado para esse tipo de inspeção dos técnicos”. Outro fator positivo, segundo ela, é que a visita servirá também para mostrar que Mato Grosso está em condições de pleitear o credenciamento do restante de sua área para exportar carne para a UE.

Hoje, 50% da área produtora de bovinos de mato Grosso ainda não possuiu habilitação para exportar para a União Européia. Na última etapa da campanha contra aftosa, o rebanho existente na área, de 13.241,651 milhões de cabeças, obteve um índice vacinal semelhante ao da área já habilitada. Porém, produtores alegam que, pelo fato de não possuir habilitação total, a diferença entre a carne comercializada entre as duas áreas chega a 10%.

“Habilitando todo Mato Grosso traremos maior ganho aos produtores, que são o elo mais importante nessa cadeia pecuária e, conseqüentemente, ao Estado”, disse ontem o governador Blairo Maggi ao participar da solenidade de entrega dos veículos ao Indea.

Segundo ele, esses dez anos sem a aftosa e os últimos números apresentados demonstram a firme parceria e a responsabilidade entre governo e produtores.

“O envolvimento da classe produtora foi fundamental para que o Estado atingisse esse status. Dessa forma, temos mais respaldo para tomar as principais providências, como reivindicar junto à União Européia a habilitação de 100% do Estado para exportação de carne”, afirmou Maggi, acrescentando ainda que o governo está buscando realizar a "lição de casa" com responsabilidade. “Estamos fazendo a nossa parte e esperamos este reconhecimento por parte dos europes”, disse ele.(MM)





Fonte: Diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324023/visualizar/