Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 18 de Janeiro de 2006 às 09:42

    Imprimir


O ex-vice-primeiro-ministro iraquiano Tareq Aziz, um dos mais colaboradores mais próximos de Saddam Hussein, pediu oficialmente asilo na Croácia para desfrutar de tranqüilidade em seus últimos dias de vida, informa hoje o semanário Globus, de Zagreb. Preso no Iraque há três anos, Aziz está muito doente, segundo sua família, e espera receber dentro de algumas semanas uma resposta positiva a sua solicitação de indulto ao Governo iraquiano.

O Globus garante que a notícia, proveniente do Ministério de Assuntos Exteriores croata, foi confirmada também por um dos advogados de Aziz, o italiano Giovanni di Stefano.

De acordo com outro de seus advogados, Badei Aref Izat, Aziz "está morrendo" e "não viverá mais de um mês devido à deterioração causada por um infarto e os problemas de coração que sofre".

Esse advogado criticou as condições de detenção do também ex-chefe da diplomacia iraquiana, "em uma cela de só dois metros de comprimento e um de largura", pelos militares americanos em Bagdá.

A Croácia é um país que atuou de maneira neutra na guerra do Iraque e que pode oferecer a adequada ajuda médica a Aziz, segundo o semanário croata.

De religião cristã, a família de Aziz escolheu a Croácia para que o ex-ministro possa desfrutar de tranqüilidade nos seus últimos dias de vida, embora seus advogados também tenham pedido asilo a outros Governos.

As autoridades croatas por enquanto não querem comentar a solicitação de asilo do ex-ministro iraquiano.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324195/visualizar/