Microsoft lança ferramentas para atrair usuários do Lotus Notes
IBM e Microsoft disputam a liderança no mercado empresarial de mensagens, avaliado em US$ 2,8 bilhões, que inclui ferramentas de colaboração como email, editoração na Internet, agendas eletrônicas e sistemas de gerenciamento de projetos.
As duas empresas querem ocupar papel central na definição da maneira pela qual serviços via Web trabalharão integrados no futuro.
Os analistas concordam que a Microsoft tem vantagem momentânea na batalha pelo domínio do mercado de email empresarial, iniciada há mais de uma década entre o Exchange e o Lotus Notes.
Mas a IBM está tentando redefinir a disputa por meio de investimento em um novo conjunto de ferramentas para colaboração via Web, conhecido como IBM Workplace, buscando reconquistar sua posição junto aos usuários empresariais, que vêm cada vez mais optando pela Microsoft.
Para encorajar os usuários a substituir os aplicativos Lotus atuais pela plataforma Microsoft, a gigante do software anunciou que oferecerá aos clientes ferramentas que permitem identificação e organização de seu software mais compartilhado.
Além dos trinta modelos existentes de aplicativo, a Microsoft planeja oferecer três novos, em seu Windows SharePoint Services, semelhantes a aplicativos que se provaram populares no Lotus.
Matt Cain, analista do Gartner Group, disse que a Microsoft vem conquistando mercado nos últimos anos, a taxa de alguns pontos percentuais ao ano, e que essa tendência deverá se manter, o que daria ao grupo a liderança nessa categoria de software.
"A Microsoft poderia ter sido muito mais agressiva anos atrás. Demorou para que a empresa como um todo reconhecesse que existe uma oportunidade significativa nesse segmento", disse Cain.
Comentários