Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 17 de Janeiro de 2006 às 09:26

    Imprimir


Um tornado teria se formado ontem na área do Rio Mampituba entre Torres (RS) e Passo de Torres (SC). A informação foi dada pela Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo. Muitos restaurantes foram destelhados na orla do rio. Em todo litoral norte gaúcho foram registrados danos em conseqüência do forte temporal. Árvores e postes caíram em Capão da Canoa (RS). Em Imbé (RS), uma casa pegou fogo ao ser atingida por um raio.

De acordo com os moradores do sul de Santa Catarina, rajadas de ventos de até 80 km/h destelharam mais de 40 residências, derrubaram postes de energia elétrica e árvores. Não houve feridos.

Em Criciúma (SC), a chuva forte foi acompanhada também por granizo, com pedras de gelo do tamanho de uma bola de ping-pong. Maria Helena Souza da Silva, 42 anos, disse que resolveu guardar algumas pedras de granizo. "Fazia tempo que não via algo assim", afirmou.

Segundo o meteorologista do Climaterra Ronaldo Coutinho, as condições climáticas registradas ontem na região eram propícias para o aparecimento do tornado. No sul catarinense, os termômetros marcavam próximo aos 40°C e a sensação térmica era de abafamento. Depois da chuva, os termômetros despencaram para 28°C.

A queda na temperatura em até 10°C deve se repetir hoje em outras regiões do Estado, inclusive Florianópolis, devido à entrada de uma frente fria que provocará mudança no tempo.

Deve chover nesta terça-feira no Rio Grande do Sul, especialmente da tarde para a noite e particularmente na metade norte, mas a chuva não deve ser forte nem tampouco generalizada na maioria das cidades. Com a queda na temperatura, o risco de temporais é muito menor no Estado.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324475/visualizar/