Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 17 de Janeiro de 2006 às 07:44

    Imprimir


Uma das grandes preocupações da Vigilância Epidemiológica, com relação a dengue em Cuiabá, hoje, são os hospitais privados. De acordo com o diretor de Vigilância à Saúde e Ambiente, Gerson Blatt, alguns hospitais não informam os casos de dengue que atendem, o que é essencial para traçar o trabalho de estratégia no combate a doença. “Qualquer caso de dengue tem que ser comunicado à Vigilância Epidemiológica. Temos chamado atenção pra isso, mas alguns ainda não se adequaram. Por isso, vamos começar a multar”, disse Gerson Blatt.

Com a chegada do período de chuva, a Vigilância Epidemiológica alerta a população sobre os cuidados para se evitar o mosquito transmissor da doença. “Dengue não se controla só no período de chuva, temos que fazer o trabalho de prevenção o ano inteiro. Mas, esse período é sempre complicado”, alertou o diretor.

O período de chuva faz com que o número de criadouros do mosquito aumentem e 87% desses criadouros, que estão nos domicílios, são depósitos de água parada.

Hoje, a Vigilância Epidemiológica tem 250 agentes de saúde que fazem as visitas nas residências orientando a população. O Ministério da Saúde estabelece como meta seis visitas por ano. Cuiabá realiza sete. A média do Brasil é 3,5 visitas/ano. Em 2005, foram 122 mil visitas por mês. O que resultou em 1,5 milhão de visitas no ano.

Devido a essa estratégia, Cuiabá registrou no ano passado o menor número de casos de dengue dos últimos 14 anos. Foram apenas oito casos confirmados. Em 2006, até agora, já foram 17 casos notificados.

Segundo o diretor de Vigilância a Saúde e Ambiente, Gerson Blatt, o grande volume de chuva dos últimos dias fez com que o número de casos notificados aumentasse e, por isso, é preciso redobrar a atenção. “Queremos manter os indicadores de 2005, quando registramos o menor número de casos de dengue confirmados desde 1991. Vamos manter a estratégia, mas a população precisa colaborar conosco”, disse Gerson Blatt.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324531/visualizar/