Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 31 de Dezembro de 2012 às 19:47

    Imprimir


Reprodução

Depois de ingerir bebida alcoólica é sempre melhor não pegar no volante, porque mesmo depois de horas de sono, o álcool pode continuar no organismo. A informação é da especialista em toxicologia Rosangela Piccinini, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP).

Portanto, depois de beber, é preciso esperar muitas horas para dirigir.  “Eu espero muito tempo. Depende da quantidade que eu bebo, se eu me sentir incapacitado, eu peço pra alguém dirigir para mim. Mas eu demoro muito tempo. Às vezes, de um dia para o outro”, fala o jornalista Ubirajara Simões.

Mas nem sempre esperar até o outro dia é suficiente. Muitas vezes, o motorista pode até não demonstrar estar bêbado, mas o teste do bafômetro não deixa dúvidas. “Teve casos de o usuário alegar que bebeu há muito tempo e o etilômetro acusar que ele estava embriagado”, afirma o tenente Nelson Leite Carrijo Júnior, comandante do pelotão da Polícia Militar Araraquara.
 

Mesmo depois de uma soneca, ingestão de álcool pode ser acusada no bafômetro (Foto: Wilson Aiello/EPTV)
Mesmo depois de dormir, ingestão de álcool pode
ser vista no bafômetro (Foto: Wilson Aiello/EPTV)

 

Depois de tomar bebida alcoólica, cada pessoa tem o próprio tempo para se recuperar antes de voltar a dirigir. Isso depende do peso, se ela bebeu rápido ou devagar, se tinha ou não se alimentado antes. Mas vamos pegar como exemplo uma mulher pesando em média 60 quilos; se ela tomar dois copos de cerveja, duas taças de vinho ou duas doses de pinga ou vodka, vai precisar de no mínimo 12 horas para pegar de novo no volante.

O cuidado vale também para um homem com o mesmo peso. Só que neste caso, ele teria que tomar uma dose a mais de cada bebida.

Ressaca
Muita gente acha que ressaca é sinal de que a embriaguez já passou, mas segundo Rosangela é exatamente o contrário. “Ressaca quer dizer que houve uma grande ingestão de bebidas no dia anterior. E isso é um forte indicativo de que ainda existem níveis elevados de álcool no organismo”, alerta.

Então, como regra geral, Rosangela orienta: “O ideal é que o indivíduo que bebeu espere de  40 a 60 horas para conduzir o veículo automotor, que é o tempo necessário para que todo álcool presente no organismo seja eliminado”, garante.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/32484/visualizar/