Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 13 de Janeiro de 2006 às 22:13

    Imprimir


Os sete países da América Latina que participam da missão da ONU no Haiti realizarão na segunda-feira, em Buenos Aires, uma "reunião de urgência" para tratar da situação na nação caribenha, informou hoje o Governo da Argentina. Participarão do encontro os vice-ministros da Defesa e das Relações Exteriores de Brasil, Argentina, Chile, Equador, Guatemala, Peru e Uruguai, diz um comunicado da Chancelaria argentina.

A nota também informa que estarão presentes na reunião o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, e o enviado especial das Nações Unidas (ONU) para o Haiti, Juan Gabriel Valdés, ambos chilenos.

A "reunião de urgência sobre o Haiti" foi convocada num momento em que ocorrem violentos protestos com barricadas e queima de pneus na fronteira do país com a República Dominicana, depois da morte no norte dominicano de 25 haitianos que emigraram ilegalmente num caminhão.

A Chancelaria argentina afirmou que o objetivo da reunião de Buenos Aires "será abordar questões relativas à necessidade do cumprimento do calendário eleitoral" no Haiti, a cujo Governo Governo provisório foi pedido que mantenha a data de 7 de fevereiro para as eleições presidenciais e legislativas no país.

A representação diplomática argentina também destacou que as nações latino-americanas "com presença efetiva" na Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah) tentam "coordenar posições e atividades nos âmbitos de sua competência".

Na capital argentina serão analisadas ainda "ações a serem desenvolvidas pelos organismos internacionais, com vistas ao sucesso das eleições", afirma o comunicado.

"Na reunião, será renovado o compromisso dos países da região de continuar apoiando o povo haitiano e suas autoridades nos legítimos esforços pelo restabelecimento da democracia nesse país, através de eleições livres, transparentes e inclusivas", diz a Chancelaria argentina.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325050/visualizar/