Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 13 de Janeiro de 2006 às 20:45

    Imprimir


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na sexta-feira, em meio a um incidente diplomático, que seu colega peruano, Alejandro Toledo, é uma cópia carbono do norte-americano George W. Bush Lima retirou seu embaixador de Caracas na semana para protestar contra a interferência venezuelana em seus assuntos domésticos — Chávez havia se reunido com o candidato a presidente Ollanta Humala e manifestado apoio a suas propostas nacionalistas.

Nesta semana, Chávez criticou um outro candidato peruano às eleições de abril, mais conservador, enquanto Toledo partiu para a ofensiva numa entrevista de rádio na qual acusou o venezuelano de tentar desestabilizar o país, algo que Washington sempre repete.

"Meu amigo Toledo me lembrou de uma canção que diz: ''Você não me engana, se parece tanto com Bush", cantarolou Chávez em discurso ao Congresso. "Seja como for, Toledo não tem muito tempo pela frente. Eu lhe desejo sorte. Eu gostaria de ter trabalhado com ele."

Com os cofres cheios por causa do preço elevado do petróleo, o governo Chávez inquieta os EUA com sua "revolução socialista", com seus vínculos com Cuba e com seus ataques às políticas e iniciativas comerciais norte-americanas.

O líder venezuelano, que costuma se referir a Bush como Senhor Perigo, levou recentemente a disputa política para dentro do território norte-americano, ao oferecer combustível subsidiado para o aquecimento de pobres da Costa Leste dos EUA.

Washington acusa Chávez de ser um ditador disfarçado que pisoteia a democracia venezuelana e ameaça a região usando a riqueza do petróleo para subvencionar grupos subversivos, uma acusação que o presidente venezuelano diz ser mera propaganda.

O incidente diplomático com o Peru ocorre meses depois de Venezuela e México entrarem em atrito por Chávez ter chamado o presidente Vicente Fox de "cachorrinho" do capitalismo.

A Venezuela disse que o conflito com o Peru está resolvido, mas Chávez retomou a polêmica nesta semana, ao criticar a candidata conservadora Lourdes Flores como representante da "oligarquia peruana".

"Sejamos claros, Hugo Chávez não é o presidente da América Latina", disse Toledo na quarta-feira. "Ele pode ter todos os petrodólares que quiser, mas isso não lhe dá o direito de desestabilizar a região."





Fonte: Lancepress!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325068/visualizar/