Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 13 de Janeiro de 2006 às 13:49

    Imprimir


O major apresentou sua proposta para divisão do Oriente Médio O Museu Imperial de Guerra em Londres vai colocar em exposição pela primeira vez um recém-descoberto mapa mostrando os planos de T.E. Lawrence, militar britânico no qual foi baseado o filme Lawrence da Arábia, para o Oriente Médio. O mapa mostra a proposta de Lawrence para a reconstrução do Oriente Médio no final da Primeira Guerra Mundial.

Estas propostas nunca foram vistas em detalhe e mostram que o militar britânico, que lutou ao lado dos árabes, se opunha ao acordo dos aliados para a divisão territorial da região.

O documento é um dos objetos ligados à carreira do polêmico militar do início do século 20, objetos que nunca tinham sido exibidos antes, e que serão vistos na mostra Lawrence of Arabia: the life, the legend (Lawrence da Arábia: a vida, a lenda, em tradução livre).

Revolta árabe

O mapa desenhado por Lawrence, recentemente descoberto nos Arquivos Nacionais britânicos, ilustra as propostas do militar feita ao Comitê Oriental do Gabinete de Guerra em 1918.

As fronteiras sugeridas por Lawrence teriam substituído as que foram determinadas pelo acordo dos países aliados, firmado em 1916, pelo britânico Mark Sykes e François Georges-Picot.

Durante a Revolta Árabe, Lawrence ouviu as opiniões de pessoas de todo o Oriente Médio, que também lutavam na rebelião. O militar também entrou em contato com especialistas na questão, como D.G. Hogarth e Gilbert Clayton.

Em 1918, Lawrence sugeriu governos separados para as áreas predominantemente árabes e curdas no que hoje é o Iraque, além de governos separados para os árabes da Mesopotâmia e os armênios na Síria.

"A descoberta do mapa é particularmente interessante, sugere que as propostas de Lawrence foram levadas à sério pelo menos em Londres. Elas (as propostas) teriam dado à região um começo bem melhor do que o brutal acordo imperial firmado por Sykes e Georges-Picot", disse Jeremy Wilson, biógrafo de Lawrence e um dos conselheiros históricos da mostra.

A exposição ficará no museu até 17 de abril de 2006.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325173/visualizar/