Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 13 de Janeiro de 2006 às 01:46

    Imprimir


Manila - Sayyid Hajji Datu Amir bin Muhammad Baraguir, de 46 anos, sultão da província de Maguindanao, na Ilha de Mindanao, sul das Filipinas, foi morto na quarta-feira à noite com vários tiros em frente à sua casa, informou hoje a imprensa local. Baraguir era jornalista e ex-colunista de um dos principais diários do país, o Philippine Daily Inquirer. Ele defendia um movimento islâmico não violento.

No ataque ficaram feridos o irmão mais jovem do sultão, Andy, de 35 anos, e outros dois familiares quando desciam de uma caminhonete. "O assassinato foi bem planejado e os assassinos eram atrevidos para executá-lo em frente à sua casa", disse o inspetor chefe da polícia, Dick Masla.

Baraguir, descendente direto do primeiro sultão de Maguindanao, foi entronizado em 12 de dezembro. Era estudioso da cultura malaia-muçulmana e analista dos assuntos políticos de Mindanao, assim como criador de um programa radiofônico no qual pedia um movimento islâmico tolerante e não violento.

Mindanao tem a menor renda per capita das Filipinas e é cenário de um conflito de baixa intensidade desde o final da década de 1970, provocado principalmente pelo injusta divisão dos recursos naturais.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325332/visualizar/