Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 30 de Dezembro de 2012 às 21:01

    Imprimir


Quando se pensa em milho se pensa nos Estados Unidos. Os norte-americanos colheram nesta safra 270 milhões de toneladas, bem mais do que toda safra brasileira de grãos, mas apesar de grandiosa, era para a produção ter sido muito maior. O clima destruiu 100 milhões de toneladas de milho.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos foi a pior seca desde 1956. 60% do território foi afetado. Por toda a parte há terra seca, plantações destruídas, reservatórios vazios e grandes incêndios florestais.

O Globo Rural visitou fazendas em Indiana, um dos estados mais atingidos. Em Remington, o agricultor Bruce Waibel conta que esperava colher 13 mil quilos por hectare, mas só conseguiu oito.

Os efeitos da seca atingiram em cheio o prédio no coração de Chicago onde funciona a Bolsa, em operação desde 1898. Os painéis mostram o preço de cada produto e são atualizados segundo a segundo. O que é decidido por lá mexe com o bolso e com a vida das pessoas ao redor do mundo.

Fred Seamon é diretor de desenvolvimento da Bolsa Mercantil de Chicago. Ele explica que por causa da seca, faltou milho no mercado e a pouca oferta trouxe uma palavrinha que traz dor de cabeça para os economistas e produtores: volatilidade.

Para se ter uma ideia da evolução dos preços, hoje o milho vale 17% mais do que custava nesta mesma época no ano passado. Na soja, a valorização é ainda maior: 20% em um ano.

Apesar da seca, quem investiu na soja se deu muito bem. A quebra na safra foi de apenas 5% e a alta nos preços compensou.

Na época da colheita, visitamos uma das maiores fazendas do país, em Hartford City, onde choveu bem e a produção do agricultor Jim Kline foi 10% maior que a do ano anterior. Como os preços dispararam, o lucro foi recorde.

O analista de mercado brasileiro Pedro Dejneka trabalha nos Estados Unidos há 16 anos e conhece o mercado como poucos. Ele avisa que em 2013, se o clima não ajudar, os preços podem subir ainda mais e por isso mesmo, o mundo inteiro está de olho no Brasil.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/32548/visualizar/