Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 30 de Dezembro de 2012 às 20:18
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Pelo menos oito personalidades mato-grossenses morreram em 2012, entre elas o então secretário de Cidades do Estado, Ernandy Maurício Baracat de Arruda, mais conhecido como Nico Baracat; o ex-prefeito de Cuiabá, coronel José Meirelles, e a ex-primeira-dama do estado e de Várzea Grande, região metropolitana da capital, Isabel Campos.

O G1 listou a trajetória de oito pessoas que se destacaram nos cenários cultural, político e jornalístico, seguindo a ordem da data de falecimento.

Eugênio de Carvalho - O jornalista esportivo morreu aos 79 anos no dia 1º de janeiro deste ano Ele foi um dos pioneiros do rádio e da televisão em Mato Grosso e faleceu após sofrer duas paradas cardíacas. O comunicador, que deixou a mulher, quatro filhos e nove netos, ajudou a fundar várias rádios e revistas, como a Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá e a Rádio Cultura. No final dos anos 60, ele trabalhou na primeira equipe de jornalismo da TV Centro América. Além de jornalista, o cuiabano também era formado em contabilidade e direito, mas nunca chegou a trabalhar nessas áreas. Isso porque, para ele, o estudo de outras ciências acadêmicas apenas o ajudava a ser um jornalista melhor.

Nico Bacarat morreu na BR-163 a caminho de Cuiabá (Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT )
Nico Bacarat morreu na BR-163 a caminho de
Cuiabá (Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT )


 

Nico Baracat - No dia 16 de junho, o então secretário de Cidades de Mato Grosso morreu, aos 51 anos,  vítima de um acidente de carro na BR-163, em Nova Mutum, a 269 quilômetros de Cuiabá. Além dele, morreram outras duas pessoas que estavam no veículo, o assessor de governo, Aparecido Reginaldo Rodrigues, de 47 anos, e o motorista do carro, Juvelino Garcia, de 40 anos, que também era policial militar. Ele estava em uma caminhonete que se envolveu em um acidente com um caminhão tanque. Nico Baracat foi vereador de Várzea Grande, deputado estadual, vice-prefeito de Várzea Grande e secretário-geral do gabinete do governo do estado.

Organizador de competições de futsal em MS e MT morre aos 70 anos (Foto: Leandro Abreu/GLOBOESPORTE.COM)
Onésimo era organizador de competições MT e MS
(Foto: Leandro Abreu/GLOBOESPORTE.COM)

 

Onésimo Filho - Aos 71 anos, o comunicador morreu após sofrer um infarto no dia 8 de agosto. Ele fez história no esporte e teve uma carreira cheia de conquistas e de pioneirismo. Além de ter sido um dos idealizadores da Copa Morena de Futsal, Copa Centro-América e da Copa da Juventude, no campo da música e do rádio, foi locutor e roteirista de novela em rádio. Também criou e organizou grandes festivais de música, como o Festão e Fesul, que revelaram nomes da música sul-mato-grossense.

Coronel José Meirelles (Foto: Reprodução/ TVCA)
Coronel José Meirelles morreu aos 89 anos
(Foto: Reprodução/ TVCA)

 

Coronel José Meirelles - Ex-prefeito de Cuiabá, o coronel aposentado José Meirelles se despediu no dia 29 de agosto. A morte se deu em consequência de um choque hemorrágico em função de um aneurisma que sofria. Ele esteve à frente da Prefeitura de Cuiabá na década de 90 e também comandou o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) do Exército Brasileiro, durante a abertura da BR-163 no estado. O coronel deixou a mulher, oito filhos, além de netos e bisnetos, e morreu aos 89 anos.

Caetano Ribeiro - Um dos símbolos da cultura mato-grossenses, o cururueiro morreu aos 87 anos em 6 de setembro. Desde menino ele aprendeu a arte de fazer a viola de cocho e se tornou referência nacional. Ele morreu após sofrer uma parada cardíaca. Sempre bem-humorado, Caetano brincava com as limitações decorrentes da idade e fez questão de passar para o filho a experiência de fazer a viola.

Eduardo Jacob - O advogado e ex-juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), morreu aos 53 anos, vítima de um ataque cardíaco no dia 10 de novembro. Ele estava no Rio de Janeiro para fazer tratamento médico quando faleceu. Além de juiz do TRE, Jacob também exerceu o cargo de procurador da Assembleia Legislativa do estado e foi assessor da extinta Companhia de Habitação do Estado (Cohab), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e assessor da Casa Civil do governo do estado.

Isabel Campos morreu vítima de um câncer (Foto: Divulgação/Assessoria)
Isabel Campos morreu vítima de um câncer
(Foto: Divulgação/Assessoria)


 

Isabel Campos - Vítima de um câncer, a ex-primeira dama de Mato Grosso e de Várzea Grande morreu no dia 1º de dezembro. Ela tinha 66 anos e era casada com o deputado federal pelo estado, Júlio Campos. Desde 2005 tratava de um câncer, que comprometeu primeiramente o ovário, mas espalhou-se por outros órgãos. Durante o período, conforme a família, a ex-primeira dama esteve internada em hospitais de Cuiabá e em São Paulo, onde submeteu-se a cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia. Isabel Campos foi secretária de Educação de Várzea Grande.

Sitó - O artista plástico e também escultor, Antônio Pereira da Silva, mais conhecido como Sitó, faleceu no dia 21 de dezembro após um sofrer infarto fulminante no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), onde estava internado havia três dias. Sitó tinha 81 anos e era conhecido em Mato Grosso pelas esculturas de madeira, barro, pedra que eram expostas em diversos eventos e instituições. Ele também tinha um ateliê de artes.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/32550/visualizar/