A atividade sísmica do vulcão equatoriano Tungurahua se mantém entre moderada e alta, segundo informou neste sábado o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional que registrou cerca de 30 explosões nas últimas 24 horas.
Além disso, os sismógrafos que o IG instalou no vulcão detectaram 65 tremores leves relacionados com o movimento de fluidos, além de dois eventos vulcano-tectônicos, por causa da fratura interna de rochas.
Além disso, o último relatório do Instituto assinala 23 episódios de tremor ou tremores constantes, devido à emissão de gases e cinza pela cratera do vulcão. Também foram ouvidos ruídos de intensidade moderada e se reportou a saída de material incandescente na parte alta da cratera.
Embora não tenha sido registrada a queda de cinza nos povoados das cercanias, foram observadas emissões contínuas de vapor com conteúdos moderados de cinza que, por efeitos do vento, se dirigem em forma de nuvens rumo a oeste. A montanha, situada no centro dos Andes de Equador, se manteve coberta por nuvens, acrescenta o relatório do IG.
O Tungurahua, de 5.016 metros de altura, iniciou em meados deste mês um novo pulso explosivo, dos quais costuma experimentar desde 1999 quando começou um processo de erupção, caracterizado por intercalar períodos de alta atividade e lapsos de relativa calma.
Comentários