Servidores são premiados por bom desempenho
Cinco servidores da Comarca de Rondonópolis (212 km a sul de Cuiabá) receberam o Prêmio Servidor Destaque 2012 e foram homenageados pelo bom desempenho nas funções que exercem no Poder Judiciário local.
Pelos relevantes serviços prestados à sociedade, eles receberam uma agenda e um diploma de servidor destaque das mãos do diretor do foro, juiz Luís Augusto Veras Gadelha. A honraria também irá constar na ficha funcional de cada um.
Um dos eleitos naquela comarca, o gestor judiciário Jaime de Souza Brito, da 2ª Vara Criminal, foi bem avaliado principalmente pelo espírito de cooperação. Por ser mais experiente e antigo na Instituição, com 31 anos de funcionalismo público e quase 26 anos somente no Judiciário, ele sempre é solicitado pelos colegas em caso de dúvida ou necessidade de auxílio. Mesmo que esteja muito ocupado com seus afazeres, Jaime sempre pára tudo para atender os companheiros de trabalho.
Jaime conta que tudo o que faz na comarca, faz com prazer e isso reflete no seu bom humor. Diariamente ele passa pelas diferentes salas e departamentos do fórum para cumprimentar os colegas. Ele faz referência a todos, independentemente do cargo ou classe social, desde os mais humildes aos mais ilustres. Apesar da simpatia não ser critério técnico para ser considerado um servidor destaque, com este gesto singelo ele colabora com a satisfação do jurisdicionado.
“Pior do que não ter acesso à Justiça é não ter acesso à informação, então eu tento atender bem a todos, os advogados, as partes e as testemunhas. Explico a situação com uma linguagem simplória para acabar com aquela impressão que a Justiça é elitizada e mostrar que ela é para todos”, contou.
De acordo com Jaime, os servidores do interior que antes se sentiam desvalorizados agora já não têm mais este tipo de impressão, começam a perceber que estão integrados. “Esta premiação do Tribunal veio para inovar, porque o ser humano se realiza e valoriza não pelo que ganha, mas pelo que faz”, ressalta.
Já o que mais chamou a atenção na gestora judiciária da 1ª Vara Cível Antonieta Mazetto foi a postura pró-ativa. Ela não se prende somente às atividades de gestão e faz de tudo um pouco na comarca, desde juntada de documentos, atualização do andamento dos processos, atendimento ao público, ajuda na escrivania, e até substitui funcionário que precisou faltar ao trabalho.
Por conta desta iniciativa e desta produtividade é que voluntariamente os colegas resolveram elegê-la como um modelo de funcionária pública. Ela já está no Poder Judiciário há 23 anos, por oito anos trabalhou na Vara Criminal e agora está na esfera cível. “Surpreendi-me com o resultado, foi uma satisfação”, confessa.
O gestor-geral em substituição da Comarca de Rondonópolis, João Batista Pereira Rocha, salienta que os servidores ficaram contentes pelo reconhecimento, mais motivados e com mais responsabilidade tendo em vista que são agora um “espelho” para os demais.
Para o prêmio servidor destaque não há como uma pessoa se candidatar, só entram na disputa os que são indicados pelos colegas. A votação respeita vários critérios como assiduidade, criatividade, idoneidade moral, cumprimento exemplar dos seus deveres entre outros. O prêmio estimula o servidor a se doar ao trabalho, mostrar a sua competência e contribuir com a execução do planejamento estratégico e da melhoria da imagem do Judiciário.
Também receberam o prêmio em Rondonópolis a gestora administrativa II Mária Célia Camarim Guabiroba, a gestora judiciária da Quarta Vara Civel Nágela Pauline Moussalem Mariem Pereira e o oficial de justiça Silvio César da Silva. A cerimônia de premiação foi realizada no19 de dezembro, às 18h, no Plenário do Tribunal do Júri.
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Comentários