Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 11 de Janeiro de 2006 às 14:34

    Imprimir


Um especialista da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou na quarta-feira que o caso de dois garotos turcos contaminados pelo vírus da gripe aviária sem desenvolver os sintomas da doença poderia oferecer uma lição valiosa sobre o mal que já matou 78 pessoas no mundo todo.

As crianças contraíram o vírus H5N1 depois de brincar com duas aves mortas que encontraram perto de sua casa, na cidade de Beypazari, localizada na região central do país e a oeste de Ancara, a capital.

"Esse é um caso muito interessante. Eles ainda não apresentaram sintomas da gripe e os testes continuam sendo positivos", afirmou Guenael Rodier, chefe da equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visita a Turquia.

"O vírus da gripe comum é mais violento no começo do processo (de contaminação), mas a pessoa nem sempre exibe os sintomas da doença nesse momento", afirmou, sugerindo que possa haver uma similaridade entre o H5N1 e o vírus da gripe comum.

"Se for assim, conseguimos diagnosticar o H5N1 nos estágios bastante iniciais. Esperamos estudar esse caso cuidadosamente. Trata-se de uma oportunidade para aprender sobre a doença."

Segundo Rodier, os pais dos meninos levaram-nos a um hospital de Ancara, temendo a gripe aviária. O diagnóstico positivo apareceu no domingo.

"Isso mostra que o sistema (de alerta do governo) está funcionando. A família tratou a questão de forma séria. E os dois não foram mandados de volta para casa porque estavam aparentemente sãos", disse Rodier.

O especialista notou, no entanto, que o laboratório da OMS na Grã-Bretanha ainda não havia confirmado o diagnóstico positivo.

A Turquia é o primeiro país fora da China ou do sudeste da Ásia onde pessoas contraíram o H5N1. A OMS confirmou que dois adolescentes de uma mesma família turca morreram por causa do vírus.

Um terceiro também perdeu a vida, mas o teste para a gripe aviária mostrou-se negativo. Outras 13 pessoas, entre os quais os dois meninos assintomáticos, apresentam o vírus em seus corpos.

Na Ásia, a proporção de mortos entre os atingidos pela gripe aviária era de pouco mais de 50 por cento.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325810/visualizar/