Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 11 de Janeiro de 2006 às 09:42

    Imprimir


O general Jeannot Jansen da Silva Filho é o segundo nome indicado pelo Brasil para comandar a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, em substituição ao general Urano Bacellar, encontrado morto no fim de semana em Porto Príncipe.

A indicação do general Jeannot, vice-chefe do departamento de logística do Exército, foi anunciada nesta quarta-feira a jornalistas pelo vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar.

A ONU escolherá o novo comandante entre os generais Jeannot e José Elito Carvalho de Siqueira, que havia sido apontado pelo Brasil para o cargo na segunda-feira.

Segundo Alencar, o governo brasileiro "não tem preferência" por nenhum dos candidatos.

"A indicação de dois nomes é uma praxe, e cabe à ONU escolher um dos indicados, pois os dois têm alta qualificação para o cargo", disse Alencar após uma cerimônia de honras fúnebres para o general Bacellar na Base Aérea de Brasília.

O comandante do Exército brasileiro, general Fransico Albuquerque, afirmou que a morte de Bacellar não abalou o empenho do Brasil em continuar na liderança da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

"Não nos abateremos, ao contrário, sentimo-nos fortalecidos em nossa missão de guerreiros da paz", disse Albuquerque em discurso durante a solenidade.

A homenagem militar foi também acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix. Além deles, estavam presentes os oficiais superiores da área de Brasília e adidos militares de países estrangeiros com representação no Brasil.

O caixão com o corpo do general Bacellar, coberto com a bandeira brasileira, embarcou em um avião militar com destino ao Rio de Janeiro, para ser sepultado no Cemitério do Caju.

O corpo do general chegou a Brasília na terça-feira e foi submetido a uma autópsia no Instituto Médico Legal do Distrito Federal.

"O laudo ainda não foi concluído, mas, infelizmente, as indicações são de que o general Bacellar suicidou-se", disse o vice-presidente.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325885/visualizar/