Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 10 de Janeiro de 2006 às 21:08

    Imprimir


Aprender a ser cidadão, agindo com respeito, solidariedade, responsabilidade e justiça. Estes são alguns dos valores priorizados pelo Programa Ética e Cidadania - Construindo Valores na Escola e na Sociedade, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). As inscrições de projetos para a implantação do programa, no ensino fundamental, terminam no dia 23 de janeiro.

O Ministério da Educação, por meio de edital, apoiará o financiamento de projetos escolares que tenham como objetivo implementar o programa nas escolas públicas. "Atitudes positivas e bons valores precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola", afirma o secretário de Educação Básica, Francisco das Chagas Fernandes.

Os 50 projetos selecionados ganharão R$ 5 mil cada um. As escolas vencedoras deverão usar os recursos na elaboração e aquisição de materiais didáticos e na formação continuada de professores. O programa também prevê a criação de fóruns escolares de ética e de cidadania nas escolas, nos municípios e nos estados. "Isso será feito por meio de recursos didáticos e materiais pedagógicos adequados", explica o secretário.

Ética e Cidadania

O objetivo é que o programa seja desenvolvido a partir de projetos nos quais a comunidade possa iniciar, retomar ou aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam nas instituições escolares. "O trabalho com ética e cidadania nas escolas pressupõe intervenções focadas em quatro grandes eixos que, embora independentes, mantêm uma nítida inter-relação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social", esclarece Francisco das Chagas Fernandes.

O secretário salienta que a estrutura do programa está voltada para a formação docente e o fortalecimento de ações que apóiam o protagonismo dos estudantes na construção ética e cidadã. Dessa forma, o material produzido focará a formação de professores que se dispõem a promover nas escolas que lecionam a constituição de um fórum permanente sobre o tema.

Os projetos devem ser enviados pelos Correios para o Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, bloco L, Secretaria de Educação Básica, Departamento de Políticas do Ensino Médio, sala 419, CEP 70.047-900, Brasília, DF.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326080/visualizar/