Repórter News - reporternews.com.br
Sábado - 29 de Dezembro de 2012 às 20:55

    Imprimir


Pernambucano 2013 terá semifinais sem pênaltis e decisão sem saldo de gols Foto: Eduardo Amorim  / Brisa Comunicação e Arte  Especial para o Terra

Pernambucano 2013 terá semifinais sem pênaltis e decisão sem saldo de gols (Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte Especial para o Terra)

Com o calendário apertado por conta da Copa do Nordeste e da Copa das Confederações e algumas necessidades a serem cumpridas, como a de encaixar 23 datas na competição, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou o regulamento oficial do campeonato estadual de 2013. E o resultado foi uma confusão.

Para começar, nove times disputarão o primeiro turno da competição, já que Salgueiro, Santa Cruz e Sport participarão da Copa do Nordeste. Todas as nove avançam para o segundo turno, e o campeão desta fase ganhará uma vaga na Copa do Brasil de 2014. Contudo, se esse campeão terminar o segundo turno (que já terá as doze equipes e é o que realmente vale) entre os três melhores, o quarto colocado desta fase herda a vaga na competição nacional.

A maior polêmica, no entanto, fica por conta da fase final. Com os quatro melhores do segundo turno classificados, serão realizadas duas semifinais. Os critérios de desempate são: saldo de gols, gols fora de casa, cartões vermelhos, cartões amarelos e sorteio. Não existem pênaltis.

Prosseguindo com a série de estranhezas, os critérios de desempate da final diferem dos da semifinal, deixando o torcedor ainda mais confuso. O saldo de gols não vale. Se um time vence o primeiro jogo por 1 a 0 e depois sofre uma goleada, a decisão vai para um jogo extra, em campo neutro. Persistindo o empate nesta partida, os pênaltis definirão o campeão.

O presidente da FPF, Evandro Carvalho tira a culpa da entidade máxima do futebol pernambucano e argumenta que os clubes tem maior participação no regulamento que a própria Federação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/32613/visualizar/