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Cidades/Geral
Terça - 10 de Janeiro de 2006 às 07:47
Por: Janã Pinheiro

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Quinze dias depois de implantada a Lei da Fila bancária não está sendo cumprida na maioria das agências de Cuiabá. Em alguns locais os clientes estão esperando até 1h30 pelo atendimento e não os 20 minutos (na 1ª quinzena do mês) previstos pela municipal nº 4069/21, que entrou em vigor dia 26 de dezembro passado.

A trabalhadora Luzia Araújo, 49, por exemplo, entrou na agência da Caixa Econômica Federal às 14h57 de ontem para fazer um pagamento. Às 15h24 ela finalmente foi atendida, depois de ficar 1h27 esperando. "Essa lei é mais uma das leis que existem no Brasil e que não funcionam. Depois que sair daqui vou ao Banco do Brasil pagar outra conta. Ou seja, vou perder a tarde inteira na fila de bancos".

A dona-de-casa Maria Antonieta, 37, que foi ao Banco do Brasil pagar uma prestação, ficou 45 minutos esperando ser chamada. "Na prática essa lei não funciona".Apesar da lei não estar sendo cumprida as pessoas não estão procurando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smades), responsável pela fiscalização, para denunciar. Até agora apenas duas agências - Santander e Unibanco - foram multadas por não terem os equipamentos previstos no decreto municipal, como a máquina que emite as senhas.

O diretor de gerenciamento urbano da Smades, Josemar Sobrinho, explica que as pessoas que ficarem na fila de espera por mais de 20 minutos devem pegar a senha - onde está o horário de entrada na agência - e pedir para o funcionário do banco escrever no verso o horário de atendimento. "De posse deste documento (a senha) a pessoa deve se dirigir até ao 5º andar da prefeitura e efetuar a denúncia. Nós então montamos o processo e notificamos o banco, que tem 5 dias para se justificar", diz o diretor, completando que a multa para quem descumprir a lei é de R$ 8.473.

A assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal (CEF), diz que o banco tem se empenhado para cumprir a lei, que aumentou o número de atendentes para orientar as pessoas e que uma grande parcela de clientes tem utilizado os canais alternativos, como os caixas automáticos, evitando assim as filas. A assessoria do Banco do Brasil afirma que cumpriu todas as providências que exige e que não recebeu ainda nenhuma denúncia com relação a demora no atendimento. No Procon um cliente formalizou denúncia, relatando que alguns bancos estão barrando a entrada das pessoas na agência, para que elas utilizem o atendimento automatizado, evitando assim a formação de filas.




Fonte: A Gazeta

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