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Stonehenge e a xícara de chá entre os ícones da Inglaterra
O conjunto de blocos de pedra de Stonehenge, o livro "Alice no país das maravilhas" e uma humilde xícara de chá estão na lista dos ícones mais representativos da Inglaterra divulgada hoje pelo Governo britânico.
O ministro de Cultura, David Lammy, apresentou hoje no Globe Theatre, o teatro no qual Shakespeare estreou suas primeiras peças, um projeto para escolher os símbolos mais característicos da Inglaterra, assim como os 12 primeiros ícones.
O Governo do Reino Unido pretende assim provocar um debate sobre qual é a essência do inglês, em que os cidadãos escolham seus próprios símbolos.
Na lista apresentada hoje também estão o campeonato inglês de futebol, o Spitfire (mítico caça britânico da Segunda Guerra Mundial), o espetáculo de marionetes Punch and Judy, o hino Jerusalém, os ônibus Routemaster e o navio Empire Windrush, no qual imigrantes caribenhos chegaram à Inglaterra em 1948.
Outros ícones ingleses são o retrato de Henrique VIII pintado por Holbein, a Bíblia King James, a tradução inglesa mais famosa das Sagradas Escrituras, e "The Angel of the North", a monumental escultura de Antony Gormley localizada em Tyneside, no norte da Inglaterra, visitada diariamente por 90 mil pessoas.
"Esse projeto trata das coisas com as quais a gente se preocupa e que fazem da Inglaterra o lugar que todos amamos", explicou Lammy.
"Quem não suspirou por uma xícara de chá quando está de férias ou torceu para que sua equipe conquiste o campeonato inglês no final da temporada?", acrescentou.
O projeto, que conta com um orçamento de um milhão de libras (cerca de um milhão e meio de euros), prevê que os cidadãos se manifestem sobre os diferentes ícones propostos em um site criado pelo Governo, que até o momento foi visitado por 40 mil pessoas.
Em abril, serão anunciados os 12 próximos ícones e, a partir de então, a cada três meses será apresentada uma nova lista.
O objetivo do Governo é que as diferentes comunidades do país participem do projeto, destinado a definir a essência do inglês e, por isso, entre as organização que apóiam a iniciativa estão o Conselho Muçulmano para Grã-Bretanha e o Museu Judaico.
Em uma pesquisa para o projeto, o "London Eye" - a gigantesca roda gigante instalada junto ao rio Tamisa - foi eleita como o símbolo da Inglaterra do século XXI e o Big Ben é o ponto de referência favorito da nação. A monarquia e o "roast beef" são os ícones que melhor resumiam a Inglaterra tradicional.
O Governo prevê ampliar o projeto a Gales e Escócia, enquanto estuda estendê-lo à Irlanda caso o orçamento permita.
O ministro de Cultura, David Lammy, apresentou hoje no Globe Theatre, o teatro no qual Shakespeare estreou suas primeiras peças, um projeto para escolher os símbolos mais característicos da Inglaterra, assim como os 12 primeiros ícones.
O Governo do Reino Unido pretende assim provocar um debate sobre qual é a essência do inglês, em que os cidadãos escolham seus próprios símbolos.
Na lista apresentada hoje também estão o campeonato inglês de futebol, o Spitfire (mítico caça britânico da Segunda Guerra Mundial), o espetáculo de marionetes Punch and Judy, o hino Jerusalém, os ônibus Routemaster e o navio Empire Windrush, no qual imigrantes caribenhos chegaram à Inglaterra em 1948.
Outros ícones ingleses são o retrato de Henrique VIII pintado por Holbein, a Bíblia King James, a tradução inglesa mais famosa das Sagradas Escrituras, e "The Angel of the North", a monumental escultura de Antony Gormley localizada em Tyneside, no norte da Inglaterra, visitada diariamente por 90 mil pessoas.
"Esse projeto trata das coisas com as quais a gente se preocupa e que fazem da Inglaterra o lugar que todos amamos", explicou Lammy.
"Quem não suspirou por uma xícara de chá quando está de férias ou torceu para que sua equipe conquiste o campeonato inglês no final da temporada?", acrescentou.
O projeto, que conta com um orçamento de um milhão de libras (cerca de um milhão e meio de euros), prevê que os cidadãos se manifestem sobre os diferentes ícones propostos em um site criado pelo Governo, que até o momento foi visitado por 40 mil pessoas.
Em abril, serão anunciados os 12 próximos ícones e, a partir de então, a cada três meses será apresentada uma nova lista.
O objetivo do Governo é que as diferentes comunidades do país participem do projeto, destinado a definir a essência do inglês e, por isso, entre as organização que apóiam a iniciativa estão o Conselho Muçulmano para Grã-Bretanha e o Museu Judaico.
Em uma pesquisa para o projeto, o "London Eye" - a gigantesca roda gigante instalada junto ao rio Tamisa - foi eleita como o símbolo da Inglaterra do século XXI e o Big Ben é o ponto de referência favorito da nação. A monarquia e o "roast beef" são os ícones que melhor resumiam a Inglaterra tradicional.
O Governo prevê ampliar o projeto a Gales e Escócia, enquanto estuda estendê-lo à Irlanda caso o orçamento permita.
Fonte:
EFE
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326349/visualizar/
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