Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Janeiro de 2006 às 21:10

    Imprimir


O ex-ditador chileno Augusto Pinochet foi beneficiado hoje com a liberdade provisória no processo em que está sendo submetido por três crimes da Operação Colombo, informaram fontes judiciais.

A decisão foi adotada pelo juiz Víctor Montiglio, responsável pelo julgamento, que estabeleceu ao ex-presidente (1973-1990) uma fiança de 10 milhões de pesos (cerca de US$ 19.417) para que ele tivesse acesso ao benefício, que deve ser aprovado pela Corte de Apelações.

A decisão do juiz corresponde ao processo de Pinochet, no dia 5 de dezembro, pela morte de três pessoas em meio à Operação Colombo, montada pela Dina - Polícia secreta de Pinochet - para acobertar o desaparecimento de 119 opositores ao regime, em 1975.

Pinochet está em prisão domiciliar desde o último dia 24 de novembro, quando Montiglio o submeteu a processo por outras seis vítimas da Operação Condor, casos pelos quais recebeu o benefício da libertação ao pagar uma fiança semelhante, ratificada pela Corte de Apelações.

No entanto, o ex-ditador não saiu da prisão nessa ocasião, já que ele continuava detido por estes três últimos casos, que correspondem às desaparições de Juan Carlos Perelman, Juan Antonio Cabezas e Antonio Garay.

Desta vez, o juiz autorizou a liberdade do ex-ditador depois de Pinochet ter sido fichado, trâmite necessário para elaborar seu prontuário como suposto criminoso.

Pinochet também está sendo processado por quatro crimes de corrupção relacionados com as contas secretas controladas por ele no exterior e, no fim de dezembro do ano passado, perdeu a imunidade para ser investigado por desvio de fundos públicos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326351/visualizar/