Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Janeiro de 2006 às 19:13

    Imprimir


O juiz Víctor Motiglio concedeu na segunda-feira o benefício da liberdade sob fiança ao ex-ditador chileno Augusto Pinochet, detido em sua mansão desde o final de novembro por causa de seu suposto envolvimento em sequestros políticos. A decisão ainda depende da sanção da 6a. Sala da Corte de Recursos, provavelmente na terça ou quarta-feira.

Motigli fixou em 10 milhões de pesos (19.102 dólares) o valor da fiança.

Pinochet está sob prisão domiciliar por causa do sequestro de três opositores de seu regime durante a chamada Operação Colombo, como ficou conhecida a ocultação da morte de 119 ativistas em 1974 e 1975. O caso foi tratado na época como um enfrentamento interno entre guerrilheiros do Movimento de Esquerda Revolucionária.

Há uma semana, a 6a. Sala aprovou o benefício da liberdade sob fiança decidido por Montiglio para outros seis acusados de sequestros na Operação Colombo.

Pinochet foi posto em prisão domiciliar no dia 23 de novembro, por causa de crimes relacionados à existência de contas milionárias no exterior. Essa ordem de prisão foi derrubada no dia seguinte, mas Pinochet não pôde sair de casa devido à prisão decretada simultaneamente por Montiglio pelo caso Colombo.

Em dezembro, a Corte de Recursos retirou a imunidade de ex-presidente de Pinochet, em meio à acusação sobre as contas secretas.

Pinochet, de 90 anos, conseguiu não ser julgado até agora porque seus advogados sempre alegam que ele não tem condições físicas nem mentais para isso.

Durante seu regime, entre 1973 e 90, cerca de 3.000 pessoas morreram ou desapareceram. Outras 28 mil foram torturadas. O ex-ditador é acusado também de ter acumulado 2,4 milhões de dólares, além de falsificar documentos.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326370/visualizar/