Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Janeiro de 2006 às 18:54

    Imprimir


Autoridades do estado federado da Alta Áustria preparam denúncia contra torcedores do clube de futebol de Braunau - cidade natal de Adolf Hitler - por terem publicado na internet uma foto na qual fazem a saudação nazista durante uma visita ao antigo campo de concentração de Mauthausen.

O fato foi divulgado hoje pelo Partido Comunista (KP) da Alta Áustria, que informou à imprensa local sobre o tema e exigiu medidas legais para coibir esse tipo de crime, já que na Áustria qualquer apologia do nazismo é proibida por lei.

O clube de futebol Braunau disputa a liga regional da Alta Áustria.

Após receber a denúncia, as autoridades judiciais da Alta Áustria anunciaram hoje à tarde que preparam um processo contra os responsáveis pela torcida "Bulldogs de Braunau", que na página de internet da facção publicaram as imagens com a saudação nazista.

O prefeito de Braunau, o social-democrata Gerhard Skiba, se disse "horrorizado" com o conteúdo das fotos, e acrescentou que o episódio prejudica a imagem da cidade. Skiba disse que esteve reunido hoje com dois integrantes da torcida, que teriam negado proximidade com a ideologia nazista.

Em comunicado divulgado hoje, o dirigente assegura que os gestos são resultado de "ações individuais, injustificáveis". O presidente do Braunau, Gerhard Holzinger, disse, por sua vez, que o clube não dá apoio a ideais nazistas.

Um porta-voz dos Verdes, que governam em coalizão com o Partido Popular (ÖVP) o estado da Alta Áustria, disse hoje que as fotos publicadas "são totalmente inaceitáveis e mais que questionáveis quando analisadas por um ponto de vista democrático".

Na página da torcida do Braunau ainda podia ser vista hoje uma brincadeira de conteúdo anti-semita. No entanto, centenas de pessoas escreveram mensagens condenando o fato e expressando indignação.

O ditador nazista Adolf Hitler nasceu em 20 de abril de 1889 em Braunau, cidade de 17 mil habitantes que se encontra perto da fronteira com a Alemanha, 100 quilômetros ao oeste de Linz, capital do estado federado da Alta Áustria.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326375/visualizar/