Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Janeiro de 2006 às 16:04

    Imprimir


O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, que tem um longo histórico de doenças cardíacas, se recupera hoje de uma insuficiência respiratória que o obrigou a ser hospitalizado com urgência nesta madrugada. Cheney, o homem encarregado de substituir o presidente George W.

Bush à frente do país caso o governante esteja incapacitado, foi levado ao hospital George Washington da capital americana por volta das 3h (6h de Brasília), após ter dificuldades respiratórias.

Depois submetê-lo a um eletrocardiograma, que indicou a normalidade da atividade cardíaca do vice-presidente, os médicos determinaram que Cheney retinha fluídos por causa dos remédios antiinflamatórios que havia tomado nos últimos dias por causa de um problema nas pernas.

Na sexta-feira passada, quando participou de um ato público, Cheney andava ajudado por uma bengala devido a um problema em um pé.

Após receitarem hoje um tratamento com diuréticos, os médicos deram alta a Cheney, por volta das 7h30 (10h30 de Brasília).

Segundo declarou hoje o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, Cheney "disse ao presidente que está bem e que trabalhará hoje à tarde".

Cheney, perto de completar 65 anos, já teve quatro infartos do miocárdio, passou por uma operação de quatro pontes de safena, duas angioplastias e a implantação de um marca-passo, o que gerou comentários várias vezes sobre sua aptidão física para o cargo que ocupa.

McClellan rejeitou hoje "de forma absoluta" as sugestões de que Bush pode pensar em substituir Cheney por outra pessoa.

"Cheney é um membro muito importante da equipe presidencial", afirmou.

De acordo com a Constituição dos EUA, Cheney está no primeiro lugar de sucessão presidencial e, como vice-presidente, tem voto no Senado, que usou várias vezes para resolver empates na câmara.

Cheney, que foi membro do Congresso em várias legislaturas e secretário de Defesa durante a guerra do Golfo Pérsico, de 1991, é um dos vice-presidentes mais ativos e com mais influência na gestão da Casa Branca que já houve nos EUA.

Alguns aspectos da política da Administração Bush, como a decisão de invadir o Iraque em 2003 e o uso de algumas técnicas nos interrogatórios de supostos terroristas, são atribuídos à influência de Cheney.

O vice-presidente americano sofreu o primeiro ataque cardíaco aos 37 anos de idade, em 1978, quando parou de fumar. Em 1984, sofreu um segundo infarto do miocárdio. No terceiro, em agosto de 1988, os médicos optaram por usar um quádruplo by-pass devido à extensão das obstruções em suas artérias coronárias.

Em 2000, Cheney teve o que os médicos descreveram como um infarto "muito leve" do miocárdio, passando por uma angioplastia para reabrir a artéria obstruída.

A angioplastia consiste na inserção, através de um cateter, de um pequeno cilindro de arame (stent) que mantém aberta a parte da artéria danificada.

Depois do incidente cardíaco de 2000, Cheney iniciou um regime que inclui exercícios diários durante 30 minutos na esteira, uma dieta com menos gorduras e remédios para a redução do colesterol.

Menos de 100 dias depois, em março de 2001, logo após o início da primeira Presidência de Bush, Cheney se queixou de dores no peito, o que fez com que ele sofresse uma segunda angioplastia para reabrir a mesma artéria.

No dia 20 de junho de 2001, Cheney voltou ao hospital onde os médicos implantaram nele um tipo especial de marca-passo, chamado "desfibrilador cardioversor" implantável.

No exame médico anual de 2004, os especialistas descobriram que o marca-passo nunca tinha sido ativado automaticamente, o que indicava que o coração do vice-presidente tinha funcionado normalmente.

Em novembro desse mesmo ano, Cheney visitou novamente o hospital quando teve algumas dificuldades para respirar, mas os médicos não encontraram anomalias e ele recebeu alta rapidamente.

Em setembro do ano passado, Cheney foi submetido a uma operação cirúrgica para reparar a dilatação de paredes (aneurisma) de vias circulatórias na parte de trás de seus joelhos.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326422/visualizar/