Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 09 de Janeiro de 2006 às 13:44

    Imprimir


Consumidores confusos com a disputa que começa a esquentar entre as tecnologias de próxima geração para DVDs não estão sozinhos. As principais cadeias norte-americanas de varejo de eletrônicos classificaram a disputa como "estúpida" e "um pesadelo hostil", durante a Consumer Electronics Show (CES), encerrada ontem em Las Vegas.

Grupos como Best Buy, Circuit City e a CompUSA, empresa de capital fechado, devem começar a vender milhões de aparelhos em formato HD DVD e no concorrente Blu-Ray e, em breve, uma das tecnologias será considerada obsoleta, causando a ira de seus clientes. O pior é que muitos destes podem optar por adiar a compra de um novo aparelho de DVD até que a questão esteja decidida.

O Blu-Ray é promovido pela Sony e o HD DVD pela Toshiba. Os dois partidos nessa disputa tecnológica não conseguiram chegar a um acordo, o que abre espaço a uma guerra de formatos como a dispendiosa disputa entre o VCR e o Betamax para videocassete nos anos 80.

"Estamos frustrados," disse Brad Anderson, presidente-executivo da Best Buy, na sexta-feira, em uma mesa redonda na CES, a maior feira do setor de eletrônica norte-americana. "Nós terminaremos com bom número de consumidores comprando um formato que morrerá. Seremos forçados a vendê-lo e os compradores não ficarão felizes conosco".

Os partidários dos sistemas Blu-Ray e HD DVD esperam dar novo estímulo ao estagnado mercado de vídeo doméstico com novos aparelhos e discos de alta definição, oferecendo mais capacidade e recursos interativos. "O problema é que desejamos uma grande penetração nos domicílios o mais rápido possível", disse Larry Mondry, presidente-executivo da CompUSA. "Não me importa quem vença, mas quero que alguém vença", acrescentou.

Já este ano, é possível que as redes de varejo tenham de reservar espaço para produtos de ambos os formatos em suas lojas, tanto para aparelhos de DVDs, quanto para filmes e acessórios.

Esses novos produtos dividirão o espaço com os aparelhos de DVD em formato atual bem como com os gravadores digitais de vídeo, a exemplo dos produzidos pela TiVo, criando muitas escolhas, talvez escolhas demais, para os consumidores interessados em formatos avançados de TV.

A decisão sobre o que estará nos estoques dos varejistas deverá ser tomada em breve. Durante a feira CES, a Toshiba e a Thomson anunciaram planos para vender aparelhos de DVD de alta definição nos Estados Unidos nos próximos meses a US$ 500.

Já os patrocinadores do formato Blu-Ray como Philips, Matsushita e Sony, estão planejando comercializar seus equipamentos também neste ano. Além de aparelhos de DVD, a Sony também lançará a nova versão do popular videogame PlayStation para ler discos Blu-Ray.

Os dois formatos já fecharam com estúdios de Hollywood para distribuir filmes nos novos formatos, alguns com exclusividade para HD DVD ou Blu-Ray.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326484/visualizar/