Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Janeiro de 2006 às 09:22

    Imprimir


O Reino Unido pode enfrentar uma disputa diplomática com o Vaticano devido a sua decisão de transferir sua embaixada na Santa Sé ao edifício que a representação do país ocupa em Roma para o Governo italiano, informa hoje o jornal The Times. Para tentar evitá-la, o Governo britânico decidiu enviar ainda nesta semana uma equipe de seu Ministério de Exteriores depois que o Vaticano avisou Londres de que com essa decisão corre o risco de violar um antigo tratado, segundo a fonte.

O cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado do papa, notificou Londres que, segundo o Tratado Laterano de 1929, o Vaticano é um Estado soberano, por isso as missões diplomáticas têm que ser independentes das representações que os países têm para o Governo italiano.

Paradoxalmente, esta disputa acontece quando o Governo de Londres está representado pela primeira vez desde a Reforma por um católico no Vaticano: Francis Campbell, de 35 anos.

Campbell, que apresentou suas credenciais ao papa Bento XVI antes do Natal, é um diplomata e especialista em relações internacionais que trabalhou para a Anistia Internacional e considerado próximo ao primeiro-ministro, Tony Blair.

O novo embaixador no Vaticano desempenha sua tarefa, no entanto, de um escritório na embaixada do Reino Unido na capital italiana.

O Governo britânico fechou a representação na Santa Sé que tinha em via Condotti, alegando motivos tanto econômicos como de segurança.

Campbell vive, no entanto, na Villa Drusiana, residência oficial dos embaixadores britânicos no Vaticano que o Governo de Londres mantém em regime de aluguel.

Após a demissão dos funcionários, a residência será devolvida a seus proprietários no final de mês. Depois disso o novo embaixador na Santa Sé será transferido a um edifício situado nos terrenos da Villa Wolkonsky, residência do embaixador na Itália.

Embora os funcionários britânicos insistam em que as missões diplomáticas em Roma e na Santa Sé sejam distintas jurídica e administrativamente, não se acredita que os funcionários vaticanos vão em missão de trabalho à Villa Wolkonsky.

O Reino Unido rompeu suas relações diplomáticas com a Santa Sé em 1534 e não as restabeleceu até 1914 embora seu representante diplomático no Vaticano só tenha adquirido a categoria de embaixador em 1982.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326560/visualizar/