Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Janeiro de 2006 às 21:30

    Imprimir


A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) divulgou hoje um comunicado expressando sua "profunda dor" pela morte do general brasileiro Urano Teixeira da Matta Bacellar, chefe dessa missão de paz da ONU no Haiti. Hoje, Texeira da Matta Bacellar foi encontrado morto com um tiro na cabeça no quarto do hotel onde morava em Porto Príncipe, capital do país.

O comunicado está dirigido ao Governo do Brasil, aos soldados brasileiros destacados no Haiti e à família do general, e foi lido à imprensa pelo porta-voz da Minustah, o espanhol Damian Onses Cardona.

Teixeira da Matta Bacellar foi um "homem distinto, que trabalhou muito para cumprir sua missão neste período crucial que atravessa o Haiti", diz o comunicado.

A Minustah deseja "saudar a memória de um soldado honorável, morto a serviço das Nações Unidas", acrescenta.

Ao ler o comunicado, Onses Cardona ressaltou que o general brasileiro morto cumpriu seu "dever para tornar possível que o povo haitiano escolha as instituições que serão a expressão de sua opção livre", em referência ao processo eleitoral que resultaria na realização de eleições gerais no Haiti - que já foram adiadas quatro vezes.

A morte do brasileiro "não enfraquece a determinação da Minustah e da comunidade internacional" para a realização do pleito.

O corpo do general brasileiro será levado hoje ao hospital militar argentino em Porto Príncipe.

Teixeira da Matta Bacellar, de 57 anos, serviu durante 39 no Exército brasileiro antes de ser nomeado como novo comandante das tropas da ONU no Haiti no final de agosto de 2005, em substituição a seu compatriota e também general Heleno Ribeiro.

Tanto a Minustah como as autoridades haitianas ainda não confirmaram as circunstâncias da morte do general brasileiro.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326689/visualizar/