Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Janeiro de 2006 às 18:38

    Imprimir


O deputado republicano Tom DeLay renunciará à liderança de seu partido na Câmara, da qual se encontra suspenso desde que foi acusado de violar as normas sobre financiamento eleitoral no Texas, disseram hoje fontes do congresso. Uma fonte legislativa que pediu anonimato disse aos meios de comunicação locais que DeLay apresentará, a qualquer momento, sua renúncia oficial diante de seus colegas da Câmara.

Um grupo de representantes republicanos havia pedido, na última sexta-feira, a saída do parlamentar da liderança do partido na Câmara.

DeLay, um estreito aliado no Congresso do Governo do presidente George W. Bush, também está sob investigação por seus contatos com o "lobista" Jack Abramoff, que na quinta-feira se declarou culpado de fraude.

Um pedido para forçar a cassação de DeLay circulou entre legisladores conservadores e moderados, segundo uma fonte da Câmara.

Outras fontes do Congresso indicaram serem necessárias pelo menos 50 assinaturas para forçar uma eleição de um novo líder entre os 231 membros da maioria republicana na Câmara.

DeLay se viu forçado, em setembro do ano passado, a abandonar temporariamente o cargo de líder da maioria republicana depois de ter sido acusado de lavagem de dinheiro e de formação de quadrilha para cometer fraudes.

DeLay sustenta que é inocente e tinha reiterado suas intenções de reassumir suas funções como chefe parlamentar imediatamente depois que fosse declarado inocente das acusações.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326719/visualizar/