Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Janeiro de 2006 às 15:47

    Imprimir


O general chileno Eduardo Aldunate Herman assumiu o comando interino das forças de paz no Haiti em substituição ao general brasileiro Urano Teixeira da Matta Bacellar, informou hoje o Ministério da Defesa do Chile.

O general Urano, que foi encontrado morto hoje no quarto do hotel onde morava em Porto Príncipe, era o comandante militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah).

O militar brasileiro, que segundo o resultado das primeiras investigações se teria suicidado, estava no comando da força de paz da ONU desde o final de agosto do ano passado.

Após o anúncio do Ministério da Defesa do Chile, o Governo do presidente Ricardo Lagos lamentou a morte do general brasileiro e transmitiu seu pesar ao Governo brasileiro.

Ravinet confirmou que Aldunate Herman, até hoje subchefe da missão de paz da ONU no Haiti, já assumiu o comando das tropas.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores, Ignacio Walker, garantiu hoje à Rádio Cooperativa que o Brasil iniciará uma investigação após a morte do militar e que colocará a um general brasileiro no cargo, razão pela qual Aldunate só assumiu de forma interina.

Teixeira de Matta Barcellar, de 57 anos, foi encontrado morto no terraço do apartamento onde residia no Hotel Montana, sentado em uma cadeira e com a cabeça inclinada sobre o peito, segundo disse à EFE membros da Minustah que realizam as primeiras investigações no Hotel Montana.

Bacellar estava no comando da missão da ONU no Haiti desde 31 de agosto de 2005, quando assumiu em substituição ao também general brasileiro Augusto Heleno Ribeiro, e sua morte se transformou na primeira baixa sofrida pelo contingente brasileiro no país.

A Minustah é formada por 6.700 militares, 1.622 policiais , 548 funcionários internacionais, 154 voluntários das Nações Unidas e 995 funcionários nacionais.

Os países que enviaram militares ao Haiti são Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Croácia, Equador, Espanha, EUA, França, Guatemala, Jordânia, Malásia, Marrocos, Nepal, Paraguai, Peru, Filipinas, Sri Lanka e Uruguai.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326765/visualizar/