Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Janeiro de 2006 às 15:32

    Imprimir


O ministro iraniano do Interior, Mustafa Pour-Mohammadi, afirmou hoje que grupos vinculados aos Estados Unidos estão por trás do seqüestro de nove militares iranianos no leste do país, na semana passada.

"Os Estados Unidos, que não podem intervir no Irã, usam este tipo de grupos para cometer atos como este contra nosso país", disse o ministro, citado hoje pela agência de notícias iraniana Irna.

Pour-Mohammadi respondia assim a uma pergunta da imprensa sobre a possibilidade de o grupo de seqüestradores ser parte da rede terrorista internacional Al Qaeda.

"O Irã iniciou uma exaustiva investigação sobre o seqüestro.

Sabemos muito bem quem são. Pediram um resgate pela liberdade dos militares. Esperamos que nossos filhos possam retornar para casa em breve, com o menor dano possível", acrescentou.

No último dia 4 de janeiro, a autodenominada "Organização de Soldados de Deus para os Mujahedin (combatentes) Sunitas" atribuiu para si o seqüestro de oito iranianos e ameaçou assassiná-los se Teerã não soltar 16 de seus militantes detidos.

Os seqüestros são muito raros no Irã, cujos habitantes pertencem em sua maioria ao ramo xiita do Islã.

O Governo de Teerã assegura ter detido vários membros da rede Al Qaeda, liderada pelo sunita Osama bin Laden, com quem os xiitas iranianos têm irreconciliáveis diferenças ideológicas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326772/visualizar/