Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Janeiro de 2006 às 13:00

    Imprimir


A sonda espacial americana Stardust modificou hoje a trajetória em seu retorno à Terra com uma carga de partículas de pó estelar que podem trazer consigo respostas fundamentais sobre a origem do Sistema Solar. Ed Hirst, subdiretor adjunto do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço (Nasa) em Pasadena, Califórnia, afirmou hoje à imprensa que "após revisar todos os dados, esperamos ter entrado na trajetória correta".

Esta foi a penúltima manobra da sonda antes de entrar no curso definitivo de aproximação à Terra, que deve acontecer no dia 15 de janeiro, quando se desprender de sua carga.

A modificação consistiu no acionamento dos quatro motores da nave durante 107 segundos, o que alterou seu deslocamento em 2,4 metros por segundo.

Após uma viagem de 4,63 bilhões de quilômetros pelo Sistema Solar, Stardust se desprenderá de sua carga cuja queda sobre o deserto de Utah, na região centro ocidental do país, será freada por um pára-quedas.

Lançada ao espaço em fevereiro de 1999, a sonda entrará na atmosfera terrestre a uma velocidade de 46.440 Km/h, a maior alcançada até agora por um objeto criado pelo homem, informou o JPL em comunicado.

As mostras contidas no receptáculo, especialmente reforçado para protegê-lo do impacto contra a superfície terrestre, serão de cerca de mil partículas de cometas, assim como grãos inter-estelares com uma massa que não será de mais de um miligrama, disseram fontes de JPL.

As mostras ajudarão cerca de 180 cientistas que participarão de seu estudo a entender melhor a natureza e sua participação no surgimento do Sistema Solar, explicou o laboratório da Nasa em comunicado.

"Não há nada melhor que uma destas mostras", indicou Peter Tsou, um dos cientistas que participa da missão da Stardust. "São muitos os segredos que estão ocultos em sua microestrutura, a quase um nível atômico", acrescentou.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326813/visualizar/