Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 07 de Janeiro de 2006 às 09:54

    Imprimir


Com as metas para a área da Educação bem traçadas no planejamento estratégico "Escola Atrativa", o Governo do Estado conseguiu bater recordes em números de ações e recursos aplicados na rede estadual de ensino, nos três anos da atual gestão.

O Escola Atrativa foi implantado em 2003, com 12 projetos e programas que visam ao resgate da credibilidade do ensino público em Mato Grosso, de garantir o acesso e a permanência dos alunos e primar pela valorização do servidor público.

Este último objetivo é garantido pelo projeto "Aprimorar", que em três anos já ofertou qualificação a mais de 20 mil profissionais da Educação. Para tanto, investiu R$ 11,5 milhões.

Desse total de professores, 3.312 foram contemplados com cursos de nível superior, que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferta em parceria com as universidades Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Estado de Mato Grosso (Unemat). Atualmente, outros 1.584 passam por essa formação.

Os professores da rede, que são graduados, participam periodicamente de cursos, seminários, workshops e oficinas. Exemplo disso são os cursos de aperfeiçoamento de Língua Estrangeira que a Seduc ofereceu a 524 professores, sendo 130 de Língua Espanhola, em parceria com a Embaixada Espanhola e 394 de Língua Inglesa, em parceria com o Conselho Britânico.

Já outros 8.022 professores foram atendidos pelos formadores dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapro). A Seduc mantém 12 centros desses em cidades-pólo do Estado. São 105 profissionais que auxiliam os professores em suas atividades diárias e ministram cursos.

“Estamos investindo muito na manutenção e ampliação da rede, mas de nada adianta ter escolas bonitas se não tivermos profissionais bem preparados. Não há dúvida de que a qualidade do ensino depende da formação do professor e, por isso, ele é priorizado no governo Blairo Maggi”, disse a secretária de Educação, Ana Carla Muniz.

Na Formação Continuada, a Seduc ainda firmou um convênio com a Fundação de Educação Cesgranrio, que irá atender todos os 5,5 mil professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede estadual. Esse convênio ainda prevê a avaliação dos 300 mil alunos do Ensino Fundamental nessas disciplinas.

ARARA AZUL – Ana Carla destaca ainda que o foco de atenção da Seduc não se restringe apenas aos professores, mas também aos demais profissionais da educação, como os apoios e técnicos administrativos que recebem a formação continuada por meio do projeto "Arara Azul".

O "Arara Azul" é pioneiro no país e já formou 1997 ararinhas. Além de profissionalizar, o projeto promove o enquadramento salarial dos participantes, que, após um ano e nove meses participando do curso, têm seus vencimentos reajustados em 40%.

Ainda priorizando o profissional da educação, o Governo do Estado não passou um ano sem fazer o reajuste salarial. “Assim que assumiu o Governo, Blairo Maggi, pagou os 9,56% de aumento concedidos no governo anterior”, esclarece Ana Carla.

Já em 2004, o Governo concedeu reajuste que equivale ao ano de 2003, de 7,67% para professores e mais 12% aos professores em sala de aula e 10% aos mestres e doutores. Em 2005, o reajuste foi de 6,13%, que representa 100% Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) do ano de 2004.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326865/visualizar/