Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 07 de Janeiro de 2006 às 08:31
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


Cerca de 70% dos aposentados e pensionistas de Mato Grosso convocados na primeira etapa do Censo Previdenciário ainda não atualizaram os dados pessoais junto à rede bancária onde recebem o benefício. Dos 30,079 mil convocados apenas 8,797 mil fizeram o recadastramento até o dia 31 de dezembro. Outros 21,282 mil precisam confirmar os dados cadastrais no Estado. As pessoas que não fizerem o recadastramento terão a aposentadoria ou pensão suspensa até a regularização. Nesta fase foram chamados 31,26% dos cerca de 96,198 mil segurados mato-grossenses.

No Brasil 2,420 milhões de aposentados e pensionistas foram convocados na primeira etapa do Censo Previdenciário. O número corresponde a 12,73% dos cerca de 19 milhões de segurados brasileiros. Desses, apenas 38,47%, ou seja, 931 mil declararam informações até o fim de dezembro às agências bancárias. Quase 1,5 mil beneficiários ainda precisam se dirigir às instituições financeiras em todo o país para informar ao censo. O não comparecimento será entendido como se o pagamento do benefício estivesse sendo efetuado indevidamente, informa o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Somente os beneficiários registrados antes de 2003 ou com pendências junto ao INSS terão que fazer o recadastramento. A convocação dos segurados que vão participar da primeira etapa do censo foi feita entre os meses de outubro e novembro, por meio dos terminais de atendimento automático das instituições financeiras ou por informações passadas pelos funcionários das agências bancárias onde o benefício é pago.

As pessoas convocadas em outubro têm até o fim de fevereiro para informar ao censo dados como número do CPF, RG e endereço. Após cancelado o benefício, a regularização será feita somente em uma unidade do INSS.

O aposentado Jurandir Borges de Moraes, de 68 anos, conta que ficou sabendo do recenseamento por meio do funcionário da agência dos Correios onde saca o benefício. A informação foi passada no dia em que foi receber a aposentadoria do mês de dezembro. No mesmo dia Moraes preencheu o formulário, entregou no banco e ficou com o protocolo que confirma a participação no censo.

O mesmo procedimento foi feito pela aposentada Benta Alves Aguiar, de 81 anos, que foi convocada a fazer o recadastramento em outubro por meio de informação divulgada no caixa eletrônico. Apesar disso ela somente confirmou os dados ao censo em novembro, quando levou a documentação necessária. A confirmação do cadastro foi feita no dia em que a aposentada foi buscar o benefício daquele mês. Ela conta que não houve dificuldade. "É simples, só precisei levar meus documentos e minha filha ajudou a preencher o formulário".




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/326930/visualizar/