Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 06 de Janeiro de 2006 às 09:41

    Imprimir


O temporal que caiu sobre Belo Horizonte (MG) na madrugada de quinta-feira deixou um rastro de destruição e levou desolamento a moradores da capital mineira, que tiveram a casa invadida pelas águas. Em Venda Nova, córregos transbordaram e atingiram a linha do metrô, desestabilizando trilhos e provocando atraso na partida dos trens no início da manhã de quinta-feira.

Verão de SP deve ser o mais chuvoso em quatro anos Chuva já matou 7 no Estado de SP Temporais deixam RJ em alerta Confira o tempo em sua cidade Na Vila do Índio, na mesma região, a comunidade sofreu com o transbordamento do córrego Várzea das Palmas. Houve inundação de vários barracos e famílias inteiras tiveram que fugir da enxurrada pulando a janela das residências. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil também registrou ocorrências de quedas de árvores, mas sem vítimas - a maioria dos casos foi na zona norte da cidade. trens no início da manhã de quinta-feira.

De acordo com 5º Distrito de Meteorologia, o índice pluviométrico medido na capital na madrugada de quinta-feira foi de 37 milímetros - acima de 20 milímetros, a chuva é considerada forte. Hoje, ainda podem acontecer tempestades, com tendência de diminuição na intensidade para o fim de semana. trens no início da manhã de quinta-feira.

Em Betim, um homem foi resgatado, em estado de choque, por bombeiros, depois de o carro dele ser arrastado pelas águas do Riacho das Areias, que transbordou. Em Ribeirão das Neves, uma casa condenada pela Defesa Civil ruiu parcialmente, sem deixar feridos. A moradora se recusou a deixar o local. trens no início da manhã de quinta-feira.

Em Belo Horizonte, os bairros mais castigados foram Jardim Leblon, onde uma casa de três cômodos desabou, Santa Branca e Santa Mônica, que abriga a Vila do Índio. A dona de casa Maiara Oliveira de Santana, 16 anos, passou a madrugada em claro limpando a casa com o marido. A família perdeu mantimentos e viu a enxurrada, que chegou a 70 centímetros de altura, invadir a geladeira, molhar as camas, destruir móveis e deixar o vaso sanitário submerso. trens no início da manhã de quinta-feira.

O córrego cheio deixou vários moradores ilhados nas casas, que ficaram cheias de sapos. Sem ter como sair pela porta da frente, sob o risco de serem levadas pela enxurrada, as irmãs Gabriela, 13 anos, Grazieli, 1, e Francieli, 1, escaparam da inundação pelo basculante do banheiro. O pai, o porteiro Vanderley Afonso Filho, 39 anos, diz que a água subiu depressa demais. trens no início da manhã de quinta-feira.

Menos sorte teve a estudante Flávia de Morais, 18. A casa onde ela vivia com o irmão, Gilmar, 20, desabou parcialmente. Ele teve ferimentos leves e os dois deverão passar os próximos dias na casa de outra irmã. trens no início da manhã de quinta-feira.

A voluntária Andréia Coelho Moura diz que os moradores podem conseguir abrigo no Centro de Referência em Áreas de Risco do bairro. Dezoito famílias teriam sido retiradas, temporariamente, das residências. De acordo com a Urbel, na Vila Várze da Palma, cinco moradias foram inundadas. trens no início da manhã de quinta-feira.

Três famílias foram removidas, sendo uma por precaução e duas definitivamente, pois as construções poderiam desabar. Todas foram para casa de parentes e as duas últimas irão entrar no programa Bolsa Moradia, com uma ajuda de custo de R$ 200 mensais. Entram também na fila por uma moradia definitiva. Segundo a Urbel, na Vila do Índio existem 43 residências com alto risco de inundação e 69 com risco muito alto. trens no início da manhã de quinta-feira.

Tromba d'água alaga Zona da Mata Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) de Juiz de Fora (MG) precisaram auxiliar o trabalho de limpeza das ruas no município vizinho de Ewbank da Câmara, na Zona da Mata, na quinta-feira. Uma tromba d'água, no final da tarde de quarta-feira, alagou ruas e casas, e destruiu a rede de distribuição de água, interrompendo o abastecimento em toda a sede do município, que tem cerca de três mil habitantes. trens no início da manhã de quinta-feira.

A previsão é que todo o abastecimento só seja restabelecido hoje pela manhã. De Juiz de Fora também foram enviados à cidade funcionários da Empresa Municipal de Pavimentação (Empav), técnicos da Defesa Civil e caminhões-pipa da Companhia de Abastecimento de Água (Cesama). trens no início da manhã de quinta-feira.

Segundo prefeito Paulo Mendes Soares (PSC), pelo menos quatro famílias continuavam desalojadas, sendo que duas delas não poderão retornar para suas casas, que correm risco de desabar. trens no início da manhã de quinta-feira.

A chuva durou cerca de 40 minutos e provocou o transbordamento dos três córregos que cortam a região central da cidade. A água invadiu as ruas e deixou ilhados até os funcionários que trabalham na sede da prefeitura. trens no início da manhã de quinta-feira.

Em Paula Lima (MG), distrito de Juiz de Fora, o temporal também provocou estragos. As casas das pessoas que moram às margens do córrego que passa pela região perderam móveis, roupas, alimentos e até documentos com a enchente. Até o início da tarde de ontem, a dona de casa Idalina Pereira ainda não havia conseguido localizar os documentos da família, que estavam guardados no guarda-roupa que ficou cheio de lama. trens no início da manhã de quinta-feira.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327028/visualizar/