Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 06 de Janeiro de 2006 às 09:22

    Imprimir


Os atrasos de semanas e meses acumulados após os atentados de 11-9 na concessão de vistos dos EUA para estudantes de outros países se reduziu para alguns dias, mas o Governo deve fazer mais, disse hoje o Departamento de Estado. A secretária de Estado adjunta para Assuntos Culturais, Dina Powell, declarou que cerca de 97% dos estudantes que solicitam visto, o recebem em questão de dois dias, e que foram criadas mais de 500 vagas nos consulados no exterior para atender a demanda.

Mais de 565.000 estudantes internacionais vão a centros educativos nos EUA e aportam mais de U$13 bilhões à economia do país, mas os números caíram gradualmente desde os atentados de 11 de setembro de 2001.

Entre outras razões, isso se deve a um endurecimento das condições para obter esses vistos, a oposição à política externa americana entre a população de muitos países e a percepção de que os visitantes podem sofrer discriminação nos Estados Unidos.

Segundo o Instituto de Educação Internacional, o número de estudantes estrangeiros matriculados em centros americanos nos últimos dois anos caiu 2,4% e 1,3%, respectivamente.

Segundo Powell, "precisamos tornar público que nosso processamento de vistos melhorou, porque se continua ouvindo queixas a respeito. Temos que divulgar a mensagem de que trabalhamos para solucionar estes problemas e damos as boas-vindas a estudantes estrangeiros".

A secretária de Estado adjunta indicou que as longas esperas afetam só o "diminuto" número de estudantes aos quais é preciso revisar sua solicitação, e inclusive nestes casos o prazo se reduziu para menos de 14 dias.

As declarações de Powell aconteceram por ocasião da realização no Departamento de Estado de uma reunião com os reitores de mais de uma centena de universidades para ressaltar a importância de acolher estudantes estrangeiros nos EUA para fomentar o entendimento entre as nações.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327037/visualizar/