Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 05 de Janeiro de 2006 às 12:31

    Imprimir


Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas em um atentado suicida realizado hoje na província de Uruzgan, no sul do Afeganistão, durante a visita do embaixador americano à região, informaram à EFE fontes oficiais. Segundo informou à EFE Haji Abdul Aziz, porta-voz do Governo de Uruzgan e governador interino, "o incidente ocorreu por volta das 11h30 (5h de Brasília) na localidade de Tarin Kowt, capital da província, quando um terrorista suicida que viajava em um carro detonou os explosivos que tinha ao redor do corpo".

A explosão ocorreu a meio quilômetro da residência do governador da província e a uns três quilômetros de um novo edifício construído pela Equipe de Reconstrução Provincial dos EUA, que o embaixador americano no país, Ronald E. Neumann, estava inaugurando.

Segundo Aziz, entre os mortos há duas crianças. Todas as vítimas eram civis, com exceção de um subdiretor da Polícia local, que ficou ferido na explosão.

"Esta é a primeira vez que acontece um ataque suicida nesta província", disse Aziz, que assumiu as funções do Governador de Uruzgan, já que este visita a Arábia Saudita, e acrescentou que, "provavelmente, terroristas, inimigos do Afeganistão e estrangeiros, estão por trás deste ataque".

O porta-voz dos talibãs, Qari Mohammed Yousaf Ahmadi, confirmou à EFE por telefone que um de seus "combatentes, chamado Abdul Rahin, prendeu a seu corpo vários explosivos e os detonou em frente a um grupo de pessoas na capital de Uruzgan".

"Quinze pessoas, afegãos e estrangeiros, morreram no ataque e entre 20 e 30 afegãos e soldados estrangeiros ficaram feridos", disse Ahmadi, que acrescentou que "não havia civis no local onde aconteceu o ataque, todos os feridos eram militares".

O porta-voz talibã acrescentou que o suposto suicida, Abdul Rahin, "era da província de Uruzgan e a razão pela qual o ataque foi ali é porque tínhamos recebido informação que um alto oficial americano estaria no local".

"Depois da explosão, descobrimos que o alto funcionário americano era o embaixador dos EUA, mas por enquanto desconhecemos se ficou ferido ou não", acrescentou Ahmadi.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327301/visualizar/