Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 30 de Novembro de 2013 às 08:16
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


Neste mês de novembro, a administração municipal conseguiu viabilizar mais um veículo novo, que passa a contar com 03 ônibus e 02 micro ônibus, o que dá 90% da frota escolar com veículos próprio, proporcionando transporte de qualidade para os alunos da rede municipal e estadual de ensino. O programa “Caminhos da Escola”, criado pelo Governo Federal, garantiu ao município estes cinco novos ônibus, e mais um ônibus, com capacidade para 60 alunos, deverá chegar nas próximas semanas para reforçar a frota de ônibus escolar. 
 



Somados todos os trajetos realizados diariamente a frota escolar da Prefeitura de Nortelândia percorre mais de 850 quilômetros/dia, transportando cerca de 300 alunos. "É uma grande distância, e esse transporte necessita ser feito de maneira segura todos os dias. O transporte destes estudantes melhorou de maneira impressionante nos últimos anos, garantindo assim uma formação de qualidade. Estudantes bem instruídos hoje e sinal de cidadãos melhores amanhã”, afirma a secretária de educação Marlene Júlia, que não tem medido esforços para que esses veículos estejam sempre em ótimas condições para cumprir essa difícil e persistente missão de garantir educação aos alunos da zona rural. 


 
O prefeito municipal Neurilan Fraga, disse que os ônibus estão contribuindo para uma melhora significativa no transporte de alunos da Zona Rural para as escolas estadual e municipal, e reafirmou que com isso o município passa economizar recursos que estavam sendo gastos na contratação do serviço na iniciativa privada, fazendo com que se possa investir em outros setores da Educação.


 
 “Esta é uma importante contribuição deste governo com o fortalecimento dos municípios e evidentemente com a melhora de nossa educação, visto que os alunos passam a ser transportados em veículos novos e com segurança” destacou Fraga.


 
O prefeito elogiou a política adotada pelo Governo Federal em parceria com o Governo Estadual e as prefeituras municipais, contribuindo sobremaneira para a melhoria na educação. Para ele os novos veículos contribuem não só economicamente, mas com a qualidade do transporte escolar.


 
O primeiro ônibus recebido está transportando os alunos que residem no Santaninha, atendendo diversas comunidades no perímetro que percorrerá, como Gleba Farias e Ascari, por exemplo. O segundo é utilizado para o transporte dos alunos do Assentamento Barreirão, onde vivem mais de 190 famílias. O terceiro ônibus irá atender a comunidade rural do São Franciso e Nossa Terra Nossa Gente e Colônia Macaúba, onde vivem mais de 120 familias. No ano passado a administração municipal gastou mais de R$ 400 mil reais com o transporte escolar, e com os três novos veículos que passam a integrar a frota própria, o município deverá economizar mais de R$ 200 mil reais por ano, aumentando a capacidade de investimentos na melhoria da educação. 


 
A secretária de Educação do Município informa ainda que os alunos não são apenas da Rede Municipal de Ensino, mas também do Estado, atendendo assim todas a demanda escolar. “O papel do poder público é facilitar a vinda dessas crianças e adolescentes para a cidade para que tenham a oportunidade de estudar. Dessa forma estaremos garantindo bons profissionais amanhã, para Nortelândia e para o Brasil”, afirmou a secretária.


 
MANUTENÇÃO DE PONTES E ESTRADAS – Para facilitar esse transporte, com segurança para motoristas e alunos, a Prefeitura tem promovido a manutenção de pontes e estradas. O objetivo é deixa-las seguras para que o trânsito no meio rural flua com tranquilidade e agilidade. Já está acertada junto a Secretaria de Cidades, a reforma da Ponte que liga o Assentamento São Francisco, para o transporte dos alunos e para o escoamento da produção dos assentados que lá residem.


 
Mesmo com a dificuldade financeira enfrentada pelo município, o Departamento de Transportes mantêm algumas frentes de trabalho fazendo a manutenção de trechos críticos nesse período de estiagem. Em muitos trechos também são feitos o cascalhamento da estrada para garantir mais segurança e estabilidade aos veículos.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/3276/visualizar/