Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 04 de Janeiro de 2006 às 13:38

    Imprimir


Os produtores de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Sinop e outras cidades da região vão conhecer no próximo dia 20, em Lucas, as vantagens da terceira safra. Os resultados serão apresentados pela Fundação Rio Verde, durante o "Show Safra- Dia da Soja", com dia de campo e dinâmica de máquinas, no campo experimental da fundação.

O agronônomo Clayton Giani Bortolini, da Fundação Rio Verde, explicou ao Só Notícias/Agronotícias, que diversos agricultores de Lucas do Rio Verde já obtiveram resultados positivos com a terceira safra que consiste no cultivo de duas ou mais espécies na mesma área e no mesmo momento. Alguns exemplos monitorados pela fundação foram de milho com braquiaria, sorgo e braquiaria, ou ainda girassol e braquiaria. Ao mesmo tempo o agricultor pode produzir grãos e a pastagem que vai alimentar o gado", explicou.

" No período da seca, o gado estará se alimento da pastagem formada junto com a produção da safrinha. Em termos de ganhos econômicos a lucratividade que gerou a terceira safra foi muito superior a lucratividade da soja e do milho safrinha", acrescentou o agrônomo. A Fundação Rio Verde registrou lucratividade, com a terceira safra, variando de R$ 400 a R$ 950 por hectare.

O agrônomo Clayton Giani Bortolini antecipou algumas orientações que serão repassadas para os agricultores durante o dia de campo no Show da Soja, em relação a terceira safra. "Não é de qualquer forma que ela pode ser feita. É preciso atenção especial desde a formação da pastagem, implantação junto com a cultura de grãos, a espécie a ser utilizada no consórcio, o sistema de se implantar, o manejo quando a utilização de herbicidas, o manejo do gado e outros fatores para obter lucratividade", acrescentou

A Fundação Rio Verde espera a participação de produtores de várias cidades da região no Show Safra. "Estaremos repassando diversas informações de fundamental importância para os agricultores da nossa região. A Fundação Rio Verde tem sido parceira dos produtores ns busca do fortalecimento da atividade agrícola na nossa região e este evento vai mostrar novas tendências de mercado e outros fatores da integração lavoura-pecuária", disse a supervisora Dora Ceconello (foto)





Fonte: só noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327614/visualizar/