Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 21:45

    Imprimir


Fortes nevascas levaram o caos ao sul da Alemanha e à Áustria na terça-feira, causando avalanches, quedas de árvores, bloqueio de estradas e ferrovias e apagões. Na cidade alemã de Bad Reichenhall, as equipes de resgate tiveram dificuldades para chegar às pessoas que ainda estão presas entre os escombros do rinque de patinação cujo teto desmoronou na segunda-feira devido ao peso da neve, matando ao menos 15 pessoas.

Especialistas dizem que o problema foi a incomum combinação de nevascas com temperaturas mais amenas, pouco acima de 0 grau Celsius. Desde a manhã de segunda, havia caído cerca de 30 cm de neve.

"O atípico foi que estava frio na semana passada e nevou bastante, depois a temperatura ficou mais amena mas continuou nevando", disse Michael

Staudinger, chefe do serviço de alerta de avalanche do governo regional de Salzburgo, na região central da Áustria.

"Isso aumentou demais a densidade da neve, e portanto seu peso." A mistura resultante pesa até o triplo que a neve recém-depositada.

O alerta de avalanche foi elevado para o nível 4, o segundo maior, na área de Salzburgo e na Bavária, na fronteira com a Alemanha, depois que uma avalanche matou três pessoas na Bavária.

A neve derrubou árvores e fios elétricos na Áustria central e no norte do país, assim como no sudeste da Bavária, deixando cerca de 18 mil residências sem luz na Áustria e 12 mil na Alemanha.

A queda de árvores e a neve dificultaram o tráfego de trens, que ficou paralisado numa rota importante que liga Salzburgo ao oeste da Áustria. Um trem noturno para Paris ficou parado por cerca de 12 horas, disseram as autoridades ferroviárias alemãs.

"Já resolvemos cerca de 200 problemas como esse, mas há cada vez mais, e vai continuar assim se a nevasca continuar", disse um representante da ferrovia.

A polícia fechou a estrada Salzburgo-Villach, na Áustria, com medo de avalanches, e árvores bloquearam outras estradas. Embora essas vias tenham sido reabertas, outras 50 estradas secundárias permaneciam fechadas.

"Hoje deve cair mais 10 ou 20 cm de neve", disse Michael Butschek, do Instituto de Meteorologia e Geodinâmica da Áustria. Segundo ele, a nevasca avançava na direção nordeste, para a República Tcheca





Fonte: terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327697/visualizar/