Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 21:10

    Imprimir


Os resultados finais do pleito parlamentar iraquiano devem ser divulgados em 15 dias, disse à EFE Abdel Hussein Al Hindawi, membro da Comissão Eleitoral Independente Iraquiana.

Al Hindawi explicou que a comissão já revisou as queixas apresentadas pelos grupos sunitas e xiitas laicos e que amanhã apresentará suas conclusões. A apuração final, no entanto, só será anunciada após 15 de janeiro.

O atraso se deve à decisão de esperar o resultado da investigação realizada por uma equipe de especialistas internacionais a pedido da ONU.

Um parlamentar canadense, dois enviados da Liga Árabe e um especialista da União Européia trabalham em um relatório que entregarão ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

Tudo indica que o documento será favorável à apuração e permitirá à ONU validar o processo, apesar das denúncias da comunidade sunita e dos xiitas laicos, que consideram fraudulentos os resultados parciais já anunciados.

Essa apuração, de 80% dos votos, dá a vitória à Aliança Unida Iraquiana, a coalizão de partidos xiitas religiosos que junto aos curdos domina atualmente o país.

Sunitas e xiitas laicos advertiram que boicotarão a formação do novo Governo se os resultados não forem alterados.

Neste ambiente de confronto, a Comissão Eleitoral Independente Iraquiana avaliou cerca de 2 mil queixas, 50 delas relacionadas com distritos nos quais poderia mudar o resultado preliminar.

No entanto, fontes da própria comissão indicaram hoje que só deve ser anulado menos 1% dos votos nos últimos pleito parlamentares, já que só foram encontradas irregularidades em entre 50 e 70 urnas das 31 mil utilizadas.





Fonte: efe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327709/visualizar/