Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 20:25

    Imprimir


O instrumentista Robertinho do Acordeon morreu na manhã desta terça-feira (3), aos 67 anos, em São Paulo. Ele foi vítima de um câncer de pulmão. Robertinho do Acordeon integrava o grupo musical do programa Viola, Minha Viola, exibido pela TV Cultura. Ele participava do programa apresentado por Inezita Barroso há 25 anos.

O velório será realizado no cemitério do Araçá a partir das 19h e o enterro está marcado para as 11h de quarta-feira (4).

José Carlos Ferrarezi, nome de batismo de Robertinho, chegou a gravar com grandes nomes da música de raiz, como Tonico & Tinoco, Pedro Bento & Zé da Estrada, Tião Carreiro e Pardinho, e a própria Inezita Barroso.

Robertinho também acompanhou duplas sertanejas como Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano.

Robertinho do Acordeon foi incentivado por Tião Carreiro a tocar acordeon. Os dois e Lenço Verde se apresentavam em circos, e para ficar da altura da dupla, Robertinho subia em uma cadeira.

Em 1953, foi convidado a substituir Albertinho (Alberto Calçada) no trio que este formava com Sertãozinho e Nhá Neide e adotou o nome artístico de Robertinho. Em 1957 começou a trabalhar com Mazzaropi, com quem se apresentou em todo o Brasil e com quem adquiriu conhecimentos de palco, cinema e televisão. Participou como músico e ator do filme "Chofer de Praça", produzido e estrelado por Mazzaropi.

Em 1959 gravou seu primeiro disco em 78 rpm com a música "Reginella Campanhola" e "Baião japonês" e no início da década de 70 começou a trabalhar com o cantor Waldick Soriano, acompanhando-o como acordeonista, organista e secretário. Gravou seu primeiro LP como solista de órgão, "Roberto e seu órgão interpretam Waldick Soriano", aproveitando playbacks das músicas de Waldick. Nesse período conheceu a filha do ator de cinema e empresário circense Paulo Bonelli, Paulete, com quem se casou.

Com a ida de Waldick Soriano para o Rio de Janeiro, Robertinho resolveu permanecer em São Paulo e a convite de Geraldo Meirelles participou com um regional no programa "Canta Viola", na TV Record. Tornou-se produtor de discos e gravou com várias duplas sertanejas e também atuou de forma efetiva com conjunto regional em vários programas de rádio e TV, inclusive o "Festa na Roça", comandado por Tonico e Tinoco. Desde a década de 80, Robertinho do Acordeon, que gravou mais de 20 discos, participava do programa Viola, Minha Viola, juntamente com o grupo Seu Regional.





Fonte: terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327722/visualizar/