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Economia
Terça - 03 de Janeiro de 2006 às 17:30
Por: Edilson Almeida

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Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Unibanco foram denunciados nesta terça-feira ao Ministério Público Estadual pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso. Motivo: abordagem a clientes. Explica-se: é que os bancos, na tentativa de cumprir a Lei Municipal 4069/01, a chamada “Lei da Fila”, contratou pessoas para se posicionarem na porta das agências e orientar os usuários e clientes para que evitem os meios convencionais de atendimento, ou seja, os caixas, para pagamento de água, luz, telefone, entre outros. A denúncia foi protocolada na 5ª Promotoria de Justiça da Defesa do Consumidor.

Os bancários querem que o Ministério Público Estadual aja a fim de cobrar a devida prestação dos serviços designados aos bancos e cooperativas de créditos. Expelindo os clientes para casas lotéricas e outros estabelecimentos comerciais, como supermercados, os bancos passam a ter menor fluxo de gente. Com isso, evitarão possíveis riscos de serem penalizados cada vez que um cliente fica mais de 20 minutos na fila. Ao mesmo tempo, segundo o sindicato, esses bancos evitam a contratação de mais funcionários especializados em serviços bancários.

De acordo com a Resolução 2.878, nos artigos 1º, 14 e 15 do Banco Central, os bancos não podem adotar medidas administrativas que restrinjam o livre acesso de clientes e do público usuário às áreas destinadas ao atendimento público. “Mas estão fazendo” – denunciou o presidente do Sindicato dos Bancários, Eduardo Alencar. Nas agências dos bancos denunciados, os clientes e usuários ao se aproximarem da porta de acesso ao interior da agência são abordados pelos contratados, que perguntam quais os serviços que serão efetuados pelos usuários, colocando-os em exposição frente aos demais usuários do sistema financeiro.

“Nesse caso, o maior problema é com relação à segurança dessas pessoas, pois podemos tomar como exemplo o caso de alguém que vá descontar um cheque. Quem ouvir a pessoa respondendo ao contratado, vai saber que o usuário saíra da agência com uma certa quantia em dinheiro”, explica Alencar.

Por essa razão, mesmo sendo o Sindicato dos Bancários apenas mais uma instituição que espera que a Lei da Fila dê certo, a denúncia foi protocolada no Ministério Público de Mato Grosso. “Essa será mais uma forma de manter a integridade da Lei”, afirma Eduardo Alencar.

Além da denúncia junto ao MPE, o Sindicato dos Bancários no Estado de Mato Grosso também está enviando cartas à Superintendência de cada um dos bancos em Cuiabá solicitando das instituições financeiras, a contratação de mais funcionários e o real cumprimento das normas, pois restringir a entrada de clientes e usuários no interior das agências fere tanto a Lei da Fila quanto as normas do Banco Central.




Fonte: 24 Horas News

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