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Nacional
Sábado - 31 de Dezembro de 2005 às 10:58

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Durante o ano de 2005, a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), atendeu cerca de 22.500 pessoas que participaram das ações educativas, elaboradas pela coordenação técnica do órgão. A Coordenadoria Técnica é responsável pelo desenvolvimento de projetos para orientação e educação para o consumo, implantação de Procon’s municipais, realização de palestras, além de prestar assessoria aos Procon’s municipais das cidades do interior de Mato Grosso.

Somente no “Dia Mundial do Consumidor”, realizado em 15 de março, foram atendidas cerca de 6 mil pessoas na Praça Ipiranga. Os órgãos que participaram deste evento foram: Secretarias de Estado de Saúde, de Fazenda, de Justiça e Segurança Pública, de Administração, de Indústria, Comércio, Minas e Energia, de Planejamento e Coordenação Geral, de Meio Ambiente, de Comunicação Social, de Educação e de Esportes e Lazer, Casa Civil, Ager, Immeq, Detran, Crea, Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Instituto de Identificação, a Delegacia do Consumidor, a Fecomércio, Fiemt, Delegacia Regional do Trabalho, Federação Mato-grossense de Associações de Bairros, prefeitura de Cuiabá e outras entidades.

O Procon-MT participou também de 29 ações, através do “Mutirão da Cidadania”, atendendo cerca de 4.600 mil pessoas. “Através do mutirão, conseguimos propiciar à população dos bairros mais distantes do centro da Capital e dos municípios os serviços na área de direito do consumidor e o acesso da população às informações e a defesa dos seus direitos como consumidor”, completa a coordenadora técnica do Procon, Eneide Maria Cruz Modesto da Costa.

Já com o Projeto “Procon vai à escola”, foram realizadas 16 palestras educativas em escolas e faculdades das redes pública e privada. Participaram das palestras 11.718 alunos, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Diamantino, Juína, Juara, Nobres, Alta Floresta, Tangará da Serra e Sinop, com orientações sobre o direito do consumidor, atividades lúdicas e distribuição materiais educativos, como cartilhas, fôlderes e gibis do consuminho. As palestras que os funcionários do Procon ministram são agendadas junto às instituições de ensino durante o período letivo.

A superintendente do Procon, Vanessa Rosin esclarece: “Essas palestras têm o objetivo de orientar e informar os alunos sobre os seus direitos e deveres na relação de consumo, para que os mesmos tenham um consumo correto e adequado dos produtos e serviços de acordo com as suas necessidades e potencialidades. Além disso, desenvolve atividades educativas que contribuem com a fixação dos conhecimentos repassados pelos técnicos do Procon durante as palestras”.

Foram orientados 174 fornecedores na capital e no interior. O objetivo das ‘Palestras a Fornecedores’ é de proferir palestras educativas, com o intuito de orientar os fornecedores sobre a lei nº 8078/90, quanto aos seus direitos e deveres na relação de consumo e para que tenham um consumo adequado e correto dos produtos e serviços.

Foram distribuídos 88.317 materiais informativos e educativos na capital e nos municípios do Estado, a consumidores e fornecedores, como ação preventiva do Procon.




Fonte: 24 Horas News

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