Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 30 de Dezembro de 2005 às 08:40

    Imprimir


Dez refugiados e candidatos ao asilo sudaneses morreram na manhã desta sexta-feira quando a polícia egípcia tentou retirar centenas de sudaneses que acampavam diante dos escritórios da ONU no Cairo, informou o ministério do Interior.

"Houve um movimento de pânico que deixou 30 feridos entre os manifestantes. Eles foram levados imediatamente ao hospital, onde 10 deles morreram", afirma o ministério em um comunicado. O texto acrescenta que "a maioria das vítimas é formada por idosos ou jovens".

Milhares de policiais do departamento antidistúrbios evacuaram na manhã desta sexta-feira centenas de refugiados sudaneses que acampavam há três meses diante dos escritórios da ONU.

Os refugiados querem que o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) no Cairo reconsidere as demandas de asilo rejeitadas pelo organismo e desejam ser instalados em países como Canadá, Estados Unidos ou Austrália.

O ACNUR propôs aumentar a ajuda, mas negou a mudança para outros países.

Um jornalista da AFP viu várias pessoas, entre elas dezenas de mulheres e crianças, sendo retiradas à força da área e depois colocadas em ônibus estacionados nas imediações. Não foi possível descobrir o destino dos veículos.

"Querem nos matar", gritou um dos refugiados. "Nossas demandas são legítimas, é nosso dever protestar aqui, o único direito que temos", disse.

A guerra civil no Sudão, que terminou em janeiro, depois de 21 anos de conflito e após a assinatura de um acordo de paz entre o Sul e Cartum, provocou o deslocamento de quatro milhões de pessoas.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/328292/visualizar/